Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Encontros Universitários tem mesa-redonda sobre formação de docentes

Imagem: O Prof. Gerardo Júnior ressaltou a importância do PIBID na formação de docentes (Foto: Viktor Braga/UFC)O XI Encontro de Práticas Docentes e o V Seminário Institucional de Iniciação à Docência encerraram suas atividades nos Encontros Universitários 2017 na tarde desta sexta-feira (10), com a palestra "O impacto das reformas educacionais na formação docente: um diálogo entre escola e universidade", no intuito de debater as mudanças e o futuro do processo de formação de docentes na educação brasileira.

O evento, no auditório do Centro de Ciências, teve mesa-redonda com a participação do coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Prof. Gerardo Júnior; do representante da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Hylo Leal; da doutoranda em Educação (UFC) Isiane Silvestre e do professor da rede pública estadual Vinicius Oliveira. A mediação foi da Profª Ingrid Louback, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Ceará.

Veja outras imagens da palestra no Flickr da UFC

Durante sua fala, o Prof. Gerardo Júnior ressaltou a importância do PIBID na formação de docentes, destacando a valorização dos professores como ponto importante para a melhoria da educação brasileira. "Se fala da importância do professor, mas em nenhum momento se fala do que vai atrair alguém para a carreira docente: as condições de trabalho", pontuou.

Imagem: Evento debateu "O impacto das reformas educacionais na formação docente: um diálogo entre escola e universidade" (Foto: Viktor Braga/UFC)Ele avaliou também a necessidade de ininterrupção do edital vigente do programa para sua continuação plena. "É um programa importante para manter o estudante na Universidade. Tem estudantes que não estariam mais em seu curso se não fosse a bolsa, porque teriam que abandonar a universidade para ir trabalhar", argumentou.

O representante da Seduc, Hylo Leal, também reconheceu o PIBID como um programa exitoso, mas que ainda há problemas de desconhecimento por parte dos atuantes na rede de ensino. "É uma ferramenta que tende a alavancar processos educacionais. São desenvolvidos projetos que mudam a realidade da escola, mas ainda precisamos lutar contra a desinformação", ressaltou.

Os Encontros Universitários de 2017 foram realizados de quarta (8) a sexta-feira (10), reunindo palestras, mais de 5.000 apresentações de trabalhos e de 50 atrações artísticas no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo