Professor do Instituto de Meteorologia de Leipzig realiza missão de trabalho no CCA

Imagem: O Prof. Armin estará na UFC até 26 de novembro (Foto: IOPScience)O Prof. Armin Raabe, do renomado Instituto de Meteorologia de Leipzig, na Alemanha, realiza missão de trabalho, até 26 de novembro, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal do Ceará. A visita do pesquisador é uma ação do Grupo de Pesquisa Hidrosedimentológica do Semiárido (Hidrosed), conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e tem como instituição articuladora o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que financia projetos científicos da Alemanha.

O docente e pesquisador ministrará, em parceria com os professores Carlos Alexandre Gomes Costa e José Carlos de Araújo, ambos do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias (CCA), de 13 a 18 de novembro, disciplina sobre "O método do corpo tridimensional no ensino das ciências da terra".

Esse método foi criado por Hans Neumeister, um dos fundadores da geoecologia e também professor da Universidade de Leipzig, que visitou o CCA em setembro de 2015. O Prof. Neumeister deveria também vir à UFC para coministrar o curso, porém, lamentavelmente, faleceu subitamente em setembro passado.

Após a semana dedicada às atividades didáticas, o docente visitante preparará, em colaboração com professores do PPGEA, projeto de pesquisa na área de micrometeorologia. O projeto tratará de medidas e modelagem de evaporação em grandes lagos semiáridos. O tema é um grande desafio científico, com fortes repercussões para a gestão das águas e para a geração de energias renováveis. No caso específico do Ceará, essa temática é de grande importância para estimativa da garantia hídrica dos reservatórios no semiárido.

SEMINÁRIO – Na sexta-feira (17), às 10h, o Prof. Raabe apresentará seminário com o tema "Medidas e modelagem de evapotranspiração: a experiência do Instituto de Meteorologia de Leipzig". O evento, aberto ao público, acontecerá no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola (bloco 804 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9735