Comunidade se reúne visando discutir propostas para servidores da UFC no PDI

Imagem: Prof. Jesualdo Farias, ex-reitor da UFCPara pensar e discutir propostas ligadas aos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará, a comunidade universitária reuniu-se nesta terça-feira (14), na Casa de José de Alencar, em mais um Seminário dos Eixos Centrais do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022.

O encontro foi aberto pelo reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, que classificou o tema como "bastante desafiador". "Assumimos o compromisso de fazer uma gestão voltada para as pessoas e acho que temos nos pautado por esse compromisso. Claro que há muito a fazer, pois vivemos uma época extremamente difícil para a universidade", apontou.

Numa referência à conjuntura brasileira, marcada pela ameaça ao serviço público, o Prof. Henry Campos reforçou: "A melhor defesa que podemos estabelecer do nosso trabalho e das nossas instituições é fazer, cada vez mais e melhor, nossas tarefas".

Imagem: Seminário ocorreu na Casa de José de Alencar (Foto: Assessoria de Comunicação do Sintufce)Convidado para falar sobre "Planejamento e inovação com foco nas pessoas", o Prof. Jesualdo Farias, ex-reitor da UFC e atual titular da Secretaria das Cidades do Governo do Estado, compartilhou a preocupação do Prof. Henry Campos. "Precisamos avaliar qual o nível de segurança jurídica que temos hoje no País para poder pensar em planejamento", afirmou.

Para ele, deve-se, ainda, olhar para fora da universidade e saber o que a sociedade pensa e quer da instituição. "A UFC tem uma marca forte: a sociedade cearense respeita e defende essa marca. Então boa parte do processo nós já conquistamos historicamente com isso. O que temos de planejar agora deve considerar o cenário de desenvolvimento tecnológico e os cenários de incerteza política e de incerteza fiscal", defendeu.

O ex-reitor considerou também que um dos maiores desafios do planejamento é pensar em contratar pessoas capazes de se adequar às demandas da sociedade.

Imagem: Seminário ocorreu na Casa de José de Alencar (Foto: Assessoria de Comunicação do Sintufce)DISCUSSÕES EM GRUPOS – A manhã de atividades do seminário do eixo Pessoas (servidores) também foi dedicada às discussões em grupos temáticos para consolidação de propostas dos participantes.

A partir da divisão sugerida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, os presentes discutiram e apresentaram as seguintes proposições nos grupos: "Reconhecendo o valor dos servidores"; "Promovendo o desenvolvimento profissional"; "Tornando o ambiente de trabalho mais saudável" e "Aprimorando a qualidade do trabalho".

AGENDA – Os próximos encontros ocorrem conforme o seguinte calendário:

Dia       Tema
21/11 – Pessoas (estudantes)
28/11 – Gestão.

Fonte: Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração e coordenador do PDI  – fones: 85 3366 7367 e 3366 7365