Concludentes de Engenharia Civil apresentam trabalhos em "Sessão de Cinema"

Imagem: Trinta e um alunos do quinto ano da Engenharia Civil apresentarão, em vídeo de dois minutos, resumos de seus trabalhos de fim de curso (Imagem: Divulgação/CT)Sessão de Cinema – Apresentação dos Trabalhos dos Alunos da Engenharia Civil. Estrelando: os Alunos do Último Ano. O convite sugestivo é para o evento que vai ocorrer na próxima segunda-feira (20), às 10h, no Auditório Cândido Pamplona,  do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

A atividade é especialmente voltada para os alunos do primeiro ano do Curso de Engenharia Civil e para os do quarto ano, que serão os próximos na sequência a se apresentar. Mas o evento é aberto ao público interessado em geral.

Oficialmente denominado Projeto Interdisciplinar para Colaboração na Formação do Aluno do Curso de Engenharia Civil através do Desenvolvimento de Projeto de Graduação, que após concurso interno de marcas ganhou o nome de PROAGIR, a iniciativa tem como proposta "mostrar o potencial de cada discente e sua transformação ao longo deste período de formação", informa o Prof. Bruno Bertoncini, coordenador de Programas Acadêmicos do CT.

Trinta e um alunos do quinto ano da Engenharia Civil gravaram, cada um, vídeo de dois minutos sobre seus trabalhos de fim de curso. O evento também é uma forma de permitir a integração entre os alunos concludentes e os que estão ingressando no curso.

Serão apresentados vídeos dos trabalhos "Avaliação do valor de imóveis por análise de regressão: um estudo de caso do impacto da construção do empreendimento North Shopping Jóquei", "Avaliação da aplicação de cinzas de termelétrica em blocos intertravados de pavimentos", "Projeto de vigas pré-moldadas e protendidas tipo T invertido para utilização em edifícios", "Elaboração de um guia didático sobre gerenciamento da construção civil", "Avaliação do uso do processo de imagens no monitoramento da superestrutura ferroviária", "Avaliação do efeito do dano por unidade na permeabilidade de misturas asfálticas utilizadas como sublastro ferroviário", "Análise da capacidade do terminal de passageiros do aeroporto internacional Pinto Martins em função de modificações na geometria da pista de pousos e decolagens", "Análise de vulnerabilidade da rede viária na roteirização para transporte de cargas em áreas urbanas", entre outros.

A Profª Verônica Teixeira Castelo Branco, coordenadora do projeto e do evento, esclarece que, com relação aos alunos e orientadores, a iniciativa envolveu professores e alunos do Curso de Engenharia Civil do CT e de outras unidades acadêmicas, como a Faculdade de Educação e o Instituto UFC Virtual, dos cursos de Sistemas e Mídias Digitais, Educação Física, Design, Engenharia de Produção, Teatro e do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (Petran), além do Projeto 4 Varas do Pirambu.

Ela acrescenta que os vídeos foram gravados pelo Prof. Ismael Furtado, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais, e editados pela turma do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (Proativa) e do Projeto Interdisciplinar de Produção de Recursos Digitais para a Disciplina de Hidrologia (AMANA), ambos da UFC.

O PROAGIR está bem detalhado em vídeo disponibilizado no Youtube (veja abaixo), e outras informações sobre o evento do dia 20 estão em página no Facebook.

Fonte: Verônica Teixeira Castelo Branco, coordenadora do projeto e do evento – fone: 85 3366 9488