Estudantes de Psicologia de Sobral realizam oficina de brinquedos com crianças de Massapê

Imagem: Cartaz da oficinaEstudantes bolsistas e voluntários dos projetos de extensão Concha: Escuta e Criação entre Sujeitos, Grupos e Instituições e Água de Chocalho, vinculados ao Curso de Psicologia do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, realizam, neste sábado (18), a oficina Fa(brincando) Participação, no distrito rural de Mumbaba de Baixo, município de Massapê.

A oficina, que contará com a participação de 30 crianças de 5 a 12 anos da localidade, dá sequência à parceria entre os projetos de extensão, agora em outros territórios do brincar, em que as crianças serão as interlocutoras e artesãs de brinquedos. Na ação, serão utilizados materiais reciclados coletados por alunos e professores do curso.

O eixo teórico-metodológico da oficina é a abordagem interdisciplinar do brincar e da brincadeira em sua relação com os processos de desenvolvimento humano e a participação da criança, articulados à escuta desse sujeito como princípio ético-político na educação e na clínica. "Compreendemos que o  ato de construir um brinquedo atualiza a dimensão lúdica de nossas interações e nos aproxima das condições múltiplas que perfazem a infância como experiência, seja para os adultos, seja  para as crianças", explica a Profª Érica Atem, coordenadora do projeto Concha.

Fonte: Profª Érica Atem, do Curso de Psicologia do Campus de Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.