UFC participa de reunião para garantir a oferta de língua espanhola no Estado

Imagem: Lousa com a frase escrita "estudiando español"Professores da Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará (Uece) participaram de reunião, na última segunda-feira (13), na Secretaria da Educação do Estado (Seduc) para tratar da permanência da oferta de língua espanhola no currículo da educação básica das escolas da rede estadual de ensino, especificamente no nível médio. A reunião acontece no contexto da reformulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD), que tornou facultativa a oferta de espanhol como língua estrangeira nas escolas com a Medida Provisória nº 746/2016.

No encontro, o secretário da Educação do Estado  e atual presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Idilvan Alencar, garantiu a oferta da língua espanhola na rede estadual, assim como a oferta de vagas para docentes de espanhol no concurso para professores previsto para o próximo ano, conforme necessidade a ser analisada por estudo da Seduc. Também foi estabelecido o diálogo para parcerias entre UFC, Uece e Seduc em projetos de língua espanhola nos centros de idiomas do Ceará, nas escolas de tempo integral, nas escolas de educação profissional e na educação básica como um todo.

O Prof. Cícero Miranda, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola (GEPPELE), vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, avalia como "importante" o compromisso firmado pelo secretário. "É um ganho para nossos alunos, que estavam desmotivados após a reformulação da lei. A notícia é uma forma de valorizar o próprio Curso de Letras-Espanhol da UFC e a sociedade cearense, que ganha com a profissionalização de seus professores e dos cidadãos em formação nas escolas estaduais". Ele esclarece que estão sendo feitas articulações com o Conselho Estadual de Educação visando consolidar os compromissos do encontro.

Na reunião, foi destacado o engajamento da UFC no ensino de línguas estrangeiras, considerando-se os investimentos em três cursos de licenciatura em língua espanhola, assim como no Idioma sem Fronteiras e na internacionalização da Universidade com vistas à consolidação do ensino de idiomas do Ceará.

O ensino da língua espanhola na formação dos jovens e adultos no Ceará é importante em razão de aspectos como a tendência turística do Estado – com a implantação de novos hubs de companhias aéreas, o setor turístico deve ser ampliado. Outro fator que ratifica a importância do ensino da língua é o desenvolvimento tecnológico e industrial local, que necessita de profissionais fluentes em outros idiomas para a atuação no mercado, além da histórica ligação com países hispanófonos, como a Espanha, que tem forte presença em investimentos imobiliários, hoteleiros e turísticos no Estado, entre outros.

Além do Prof. Cícero Miranda, também coordenador do Curso de Letras-Espanhol noturno da UFC, participaram da reunião a coordenadora de Internacionalização Linguística da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC, Profª Massília Lira Dias, representando a Reitoria; o reitor da Uece, Prof. José Jackson Coelho Sampaio, e os professores Lucineudo Irineu e Marisa Aderaldo, do Curso de Letras-Espanhol daquela universidade.

Fonte: Prof. Cícero Miranda, coordenador do GEPPELE – fones: 85 3366 7611 e 3366 7612