Jornada discute recursos didáticos para o ensino de línguas; inscrições até dia 26

Imagem: O evento é promovido pelo programa de extensão TEIA (Tecnologia, Ensino, Informação e Arte) – EntrepalavrasCom o tema "Recursos didáticos para o ensino de línguas", será realizada a I Jornada do Projeto LABEL – Laboratório de Estudos em Linguística, no próximo dia 28, das 15h às 19h, na Sala Interarte (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica). Como convidada do evento, a Profª Maria Odileiz Sousa Cruz, da Universidade Federal de Roraima, dissertará sobre materiais didáticos para comunidades orais.

Além de palestras e mesas-redondas, da programação também faz parte o lançamento do livro Oficina(s) do professor de língua portuguesa (Editora Pontes, 212 páginas), de Pollyanne Bicalho Ribeiro.

O evento é promovido pelo programa de extensão TEIA (Tecnologia, Ensino, Informação e Arte) – Entrepalavras, vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. A participação é gratuita e quem desejar certificado pode se inscrever no site do Entrepalavras ou na página do evento no Facebook até 26 de novembro.

O encontro pretende promover uma troca de experiências entre universidade e escola, tendo como foco o desafio de tornar o ensino de línguas efetivamente contextualizado em todas as disciplinas, dando ainda a devida importância ao aspecto lúdico na sala de aula, como os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam desde os anos 90.

Segundo os organizadores, a discussão envolverá tanto pesquisadores da área do ensino de línguas ágrafas – línguas que não têm ou não admitem modalidade escrita, por não ter alfabeto e, consequentemente, nenhum documento escrito – e da área do ensino de língua portuguesa, como professores do ensino médio que convivem diariamente com o ambiente de sala de aula.

Imagem: Também haverá lançamento do livro "Oficina(s) do professor de língua portuguesa", de Pollyanne Bicalho Ribeiro (Imagem: Divulgação)PROGRAMA – A Profª Odileiz, que fará palestra sobre materiais didáticos para comunidades orais, atua na área de descrição de línguas indígenas da Família Karíb, do Português como Língua Estrangeira (PLE) e das línguas Inglesa e Espanhola e fez pós-doutorado na Faculdade de Artes do Departamento de Línguas e Culturas Indígenas Americanas da Universiteit Leiden, na Holanda, em 2009.

Além dela, a Profª Pollyanne Bicalho Ribeiro (UFC) fará palestra sobre "Oficinas no ensino de língua portuguesa", a Profª Emiliane Alves (EEEMI Antônio Bezerra) falará sobre sua experiência com jogos didáticos feitos no Power Point, e Ana Caroline Neri, Lucas Castro, Loyana Rodrigues e Wesley Matos, todos membros do LABEL, discutirão a respeito de jogos no ensino de gramática e sobre os resultados da aplicação de um jogo didático desenvolvido em 2017.

AUTÓGRAFOS –  A sessão de autógrafos do livro Oficina(s) do professor de língua portuguesa, de Pollyanne Bicalho Ribeiro, ocorrerá às 18h, no pátio da Casa de Cultura Alemã. O livro será apresentado pela Profª Áurea Zavam e poderá ser adquirido no evento pelo preço promocional de R$ 30,00.

Além da programação acadêmica e da sessão de autógrafos, está prevista apresentação musical com a banda Cachos de Uva, que interpretará canções de Belchior.

Fonte: Profª Maria Claudete Lima, coordenadora do Projeto LABEL – fone: 85 3366 7629 / e–mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.