Simpósio de Literatura Cearense e Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários ocorrem até dia 25

Imagem:  O SINquentenário do Grupo SIN de Literatura será lembrado durante a programação (Imagem: Divulgação)O II Simpósio de Literatura Cearense, alusivo à comemoração do SINquentenário do Grupo SIN de Literatura, ocorrerá integrado ao XIV Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, evento anual do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras)/Literatura Comparada da Universidade Federal do Ceará. A solenidade oficial de abertura será nesta terça-feira (21), às 9h, no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades.

Na ocasião haverá homenagem póstuma aos intelectuais Pedro Lyra, Rogério Bessa, Barros Pinho e Barroso Gomes, que integraram o Grupo SIN. Até sábado (25), diversas atividades estão programadas, como mesas-redondas, minicursos, palestras e comunicações orais. Parte da programação terá lugar na Academia Cearense de Letras.

Nesta segunda-feira (20), às 15h, antecipando o início das atividades do Simpósio, ocorre na sala de defesas do PPG-Letras a defesa da tese de doutorado "Tradição e modernidade na poética de Roberto Pontes", de Fernanda Maria Diniz da Silva, orientanda da Profª Elisabeth Dias Martins, do PPG-Letras.

A programação completa dos dois eventos e as informações para inscrições estão disponíveis na Internet.

GRUPO SIN – O nome do grupo deriva de "sincretismo", palavra que vem do grego synkretismós. O movimento surgiu, nos anos de 1960, de uma articulação de estudantes de Letras e Direito da UFC interessados em arte e literatura. Os fundadores foram Horácio Dídimo, Linhares Filho, Rogério Bessa, Pedro Lyra e Roberto Pontes. Posteriormente, aderiram ao grupo Barros Pinho, Yeda Estergilda, Leão Júnior, Rogério Franklin, Lêda Maria Souto, Inês Figueiredo e Barros Gomes. Com a ditadura militar se intensificando, as ações do grupo arrefeceram.

Fonte: Profª Elisabeth Dias Martins, do PPG-Letras/Literatura Comparada – fone: 85 3366 7602