Desigualdades sociais e doenças crônicas são discutidas em seminário na Faculdade de Medicina

Imagem: A palestrante Lidyane do Valle Camelo é docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG (Foto: Site da UFMG)O Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará realiza, nesta sexta-feira (24), o seminário Desigualdades Sociais no Curso de Vida e Doenças Crônicas: Evidências do ELSA-Brasil. O evento, a ocorrer a partir das 8h na sala D (anexo) da Biblioteca de Ciências da Saúde, na Faculdade de Medicina da UFC (Rua Alexandre Baraúna, 1019, Rodolfo Teófilo), abordará a relação entre exposições a desvantagens socioeconômicas em diferentes fases da vida (infância, juventude e vida adulta) e a ocorrência de doenças crônicas no Brasil.

A palestrante convidada é a Profª Lidyane do Valle Camelo, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Serão discutidos também os possíveis mecanismos biológicos, comportamentais e psicossociais que atuam no curso de vida dos indivíduos, e até mesmo entre gerações, que permeiam a relação entre exposições a adversidade social ocorridas em diferentes etapas da vida e o adoecimento. Segundo a organização do evento, será abordada também a importância da evidência científica nessa área para balizar políticas públicas de promoção da saúde e de justiça social, especialmente em momentos políticos como o atual.

Todas essas questões serão trazidas à tona a partir de resultados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), estudo de corte multicêntrico que envolve a participação de 15.105 servidores de seis instituições de ensino e pesquisa no Brasil e se destaca pela variedade de informações coletadas para investigar determinantes biológicos e sociais das doenças crônicas no País. O evento é aberto ao público interessado.

Fonte: Prof. Roberto da Justa, chefe do Departamento de Saúde Comunitária da UFC – fone: 85 3366 8044