Discussão sobre espaço público é destaque em seminário do LEPEC nos dias 27 e 28

Imagem: Arte de divulgação do seminário, com nome do evento e ilustração do relógio da Praça do FerreiraO Laboratório de Estudos e Pesquisas em Política e Cultura (LEPEC), do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, promove, nos dias 27 e 28 de novembro, o Seminário Novas Sociabilidades Urbanas: Espaço Público e Reinvenção de Cidades. Aberto ao público, o evento será realizado no Auditório Luiz de Gonzaga, na área 3 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2995, Benfica), e concederá certificação aos participantes.

Reunindo pesquisadores de diversas universidades brasileiras, o seminário tem início às 10h da segunda-feira com palestra da Profª Irlys Barreira, da UFC, que apresentará o tema "Domínios do espaço público: conflitos e reinvenções". Em seguida, o Prof. Rogério Proença, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), fala sobre "Usos e contra usos: revisitando sociabilidades urbanas". A manhã se encerra com a apresentação do doutorando Willams Lopes, da UFC, que abordará o tema "Espaço público e requalificação: a Praça dos Mártires".

Na noite da segunda-feira, a partir das 18h30min, a programação do evento é retomada com outras três exposições: "Espaço público, desigualdades, segregações antigas e novas conformações", pela Profª Lúcia Bogus, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); "Moradia e reinvenção de si nos espaços urbanos: refletindo sobre modos de viver na rua", pela Profª Teresa Nobre, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e "Cidades e capital financeiro: o que permanece e o que vem mudando", pelo Prof. Benedito Carvalho, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A Profª Danyelle Nilin, da UFC, abre as atividades do dia 28, às 9h, com a palestra "O corpo no espaço público sob a reinvenção de políticas urbanas". Em seguida, o Prof. Igor Monteiro, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), aborda o tema "Urbanidades possíveis nos múltiplos usos da rua". A Profª Geísa Mattos (UFC) encerra a programação matutina com a temática "A favela como quilombo: racialização no enfrentamento da violência do Estado".

A partir das 18h30min, o seminário encerra-se com a contribuição de três pesquisadores da UFC. O Prof. Irapuan Peixoto fala sobre "Ciclismo e mobilidade urbana: novos usos da cidade e políticas públicas em conflito". Já a Profª Clélia Lustosa discute "Cidade e meio ambiente: organização do espaço urbano e mudança de mentalidade". O Prof. Renato Pequeno expõe o tema "Cidade e moradia: desigualdade e violação de direitos".

Fonte: Laboratório de Estudos de Política e Cultura (LEPEC) – fone: 85 3366 7427