Em colóquio internacional, Pós-Graduação em Letras discute vínculos entre literatura e revolução

Imagem: Cartaz do eventoCem anos após a Revolução Russa de 1917, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará promove o colóquio internacional "Volver a los 17 después de vivir un siglo: Literatura e revolução hoje?", de segunda (27) a quinta-feira (30), nas áreas 1 e 2 do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica.

Nos quatro dias, o evento pretende refletir sobre o conceito de revolução focando em tópicos literários e culturais. O espaço incentiva graduandos, mestrandos, doutorandos e pesquisadores locais e convidados, tanto do Brasil quanto do exterior, a formularem respostas, hipóteses e teorias para perguntas como "faz sentido hoje a categoria de revolução?" e "pode a literatura ainda ser revolucionária?".

A programação traz mesas-redondas, conferências e minicursos, como o "Divina commedia: Dante revolucionario? Paradiso", a ser ministrado pelo Prof. Marco Berisso, da Università degli Studi di Genova (Itália), e intervenções de Paolo Zublena, da Università degli Studi di Milano Bicocca (Itália), e Eleonora Ziller Camenietski, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A disposição de atividades por dia e local está disponível.

Com apoio do Programa de Pós-Graduação em História da UFC e da Universidade Estadual Vale do Acaraú, o evento conta ainda com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Prof. Yuri Brunello, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC – fones: 85 3366 7618 e 3366 7619