Encontro comemora 10 anos do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da UFC

Imagem: Ceatenf completa 10 anos de fundação com importantes conquistas para o Curso de Farmácia da UFC (Imagem: Divulgação)O Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (Ceatenf), ligado ao Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM) do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, promoverá encontro estratégico em comemoração dos 10 anos de existência.

O evento acontecerá na quinta-feira (30), das 9h às 16h30min, no bloco didático do Curso de Farmácia da UFC (Rua Capitão Francisco Pedro, esquina com a Rua Major Weyne – Rodolfo Teófilo). A programação completa, que conta com palestras, posterior discussão em plenária e mesas-redondas, já está disponível.

O Centro desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento de atividades centradas nas necessidades específicas de cada usuário, relacionadas à farmacoterapia ou em interface com essa área, como a estruturação de estratégias e intervenções farmacêuticas, incluindo material educativo para o plano de assistência ao paciente/usuário.

De acordo com o Centro, o uso irracional de medicamentos pela população acarreta impactos sociais e econômicos para toda a sociedade. Assim, o modelo de prática farmacêutica vem se transformando em todo o mundo nas últimas décadas, passando a perceber o usuário como seu maior foco social e ético. A missão do Ceatenf é atuar como centro de referência e contrarreferência estadual para o desenvolvimento das atividades de planejamento, estruturação, assessoria, treinamento e investigação na área de atenção farmacêutica.

O Ceatenf completa 10 anos de fundação com importantes conquistas para o Curso de Farmácia da UFC na formação clínica do aluno de graduação e pós-graduação, como ampliação dos cenários de prática para estágios clínicos, desenvolvimento de linhas de pesquisa centradas no cuidado com o usuário, formação de rede de cuidados em outros níveis de atenção, incremento de publicações científicas na área clínico-assistencial, criação de novas parcerias locais, nacionais e internacionais, entre outras.

Fonte: Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (Ceatenf) / Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM), do Departamento de Farmácia da UFC – fones: 85 3366 8294 / 3366 8293