Faculdade de Direito realiza julgamento simulado nesta quinta-feira (30)

Imagem: Arte de divulgação do julgamentoAlunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará realizam nesta quinta-feira (30), às 9h, no seu anfiteatro (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro), julgamento simulado que terá como base a discussão da obra O caso dos denunciantes invejosos, de Dimitri Dimoulis. O livro relata a situação ficcional de um país democrático que, após profunda crise econômica, passa a viver sob uma ditadura que comete atrocidades com a população.

O caso analisado permitirá ampla discussão de aspectos éticos e políticos, para além da abordagem jurídica que envolve os problemas relacionados à "justiça de transição", ensejando uma reflexão crítica sobre a democracia e os regimes ditatoriais ou semiditatoriais no Brasil, na América Latina e no mundo.

O julgamento simulado tem orientação do Prof. Flávio Gonçalves e permite o desenvolvimento da capacidade de argumentação e do raciocínio jurídico dos discentes, em diálogo com os textos dos filósofos lidos e discutidos ao longo do semestre. O debate é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica da UFC e também de outras instituições.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Os participantes poderão aproveitar a carga horária como horas de atividade complementar e aqueles que chegarem com antecedência ao local poderão ser sorteados para atuar como jurados.

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.