Eixo Gestão encerra programação de seminários dos eixos centrais do PDI 2018-2022

Imagem: Foto do Prof. Henry Campos falando ao público do seminárioA comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará se reuniu nessa segunda-feira (27) para o último dos seminários dos eixos centrais do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022. Servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes acompanharam, na Casa de José de Alencar, as discussões sobre o eixo Gestão.

O encontro foi aberto pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que apontou a reunião como "muito importante para a definição de metas para pontos muito sensíveis" na Instituição, como infraestrutura, orçamento e patrimônio. "Devemos nos pautar de forma objetiva e realista, mas sem abrir mão da qualidade, para que a UFC continue a trilhar o caminho de ascensão", apontou.

O pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração, Prof. Augusto Albuquerque, também falou aos presentes. Grato à administração superior pela confiança em delegar a coordenação do PDI à sua equipe, o docente louvou o envolvimento e a participação da comunidade acadêmica em todos os seminários realizados.

Veja outras imagens do seminário no Flickr da UFC

GOVERNANÇA – Estratégico para os debates em torno do tema gestão, o conceito de governança, bem como suas práticas na UFC, também foi apresentado no seminário. A Profª Ruth Pinho, diretora da Secretaria de Governança da Universidade, discorreu sobre o assunto. Localizando o surgimento da temática na década de 1980, a docente apontou conceitos intimamente ligados à governança: estratégia, liderança e controle. "Em razão de a governança ter sido adotada como eixo norteador do PDI, pretende-se que ela seja o referencial em todas as decisões", destacou.

OLHAR PARA FORA – Em palestra ministrada ainda durante a manhã, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof.Imagem: Foto da Profª Ruth Pinho e do Prof. Almir Bittencourt à mesa do seminário Almir Bittencourt, expôs a "preocupação de entender o cenário em que estamos e as dificuldades que vamos enfrentar", citando, por exemplo, a distorção de dados sobre as universidades brasileiras apresentados em recente relatório do Banco Mundial.

Para o pró-reitor, a palavra-chave para a atuação das instituições de ensino superior públicas deve ser cooperação. "Precisamos olhar para fora da Universidade. É uma exigência da sociedade", defendeu. O Prof. Almir Bittencourt apontou ainda alguns "mandamentos" para a evolução das universidades. Foco e união, compartilhamento, transparência, inovação, respeito à diversidade e experimentalismo foram ressaltados pelo docente. "Precisamos olhar para nossos sucessos e nossos fracassos", defendeu.

GRUPOS – Após as palestras, os participantes trabalharam em propostas para os grupos Planejamento e Orçamento; Contratos, Licitações, Patrimônio e Gestão Documental; Segurança da Informação; Sistemas Institucionais; Gestão Ambiental; Gestão de Contratos de Infraestrutura e de Transporte; Memorial; Inovação e Institucionalização da Comunicação; Promoção e Circulação Eficiente das Informações; e Estratégia, Liderança, Controle e Transparência.

HOMOLOGAÇÃO – Concluída essa etapa dos seminários, a Proplad, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, fará a consolidação dos resultados dos eixos do PDI, bem como a escrita do relatório final e o lançamento dos dados na plataforma For PDI. A homologação do relatório final e a respectiva apresentação no Conselho Universitário (Consuni) da UFC estão previstas para os dias 12 e 19 de dezembro.

SAIBA MAIS – O PDI é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição de ensino superior no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, à missão que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver.

Fonte: Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração e coordenador do PDI – fones: 85 3366 7367 e 3366 7365