Nota do Reitor: A Universidade Federal do Ceará dá lições de excelência

Em constante crescimento qualitativo, a Universidade Federal do Ceará atinge hoje a condição de melhor instituição de Ensino Superior do Norte e Nordeste do País, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado esta semana pelo Ministério da Educação. Em todo o País, a UFC já se classifica como a 11ª melhor Universidade Federal, com vários de seus cursos ocupando posições de destaque no ranking oficial, que mensura a qualidade do ensino oferecido por 750 instituições educacionais brasileiras.

Essa grata notícia vem somar-se a outros indicadores que, recentemente, ratificaram o nível de excelência de nossa Universidade, enchendo de orgulho não apenas a comunidade interna, mas toda a sociedade cearense. Embora não seja surpresa, para os que fazem a UFC, vê-la alcançar o merecido destaque, nos envaidece observar o êxito de um projeto consistente, que aposta no compromisso institucional do quadro técnico-administrativo e no alto nível dos nossos professores.

O empenho de todos é no sentido de oferecer ensino público de qualidade, mesmo nos períodos de dificuldades, como o que hoje atravessam as universidades federais.

O talento e o compromisso institucional dos nossos quadros é o que explica esse avanço continuado. Aqui, externo meu reconhecimento a todos os que fazem a UFC e a cada uma de suas instâncias, em especial, as Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, os coordenadores de cursos e de programas acadêmicos, os diretores de centros, faculdades e institutos, eles que formam a linha de frente no esforço para sermos cada vez melhores.

A certeza maior que alimento, diante do trabalho que hoje se desenvolve em nossos campi – na Capital e no Interior do Estado – é a de que, nas próximas avaliações, continuaremos escalando posições cada vez melhores.

Henry de Holanda Campos
Reitor da Universidade Federal do Ceará

Leia mais: Índice Geral de Cursos: UFC é a melhor universidade do Norte e Nordeste e a 15ª do País