CEA promove painel na quinta-feira (30) sobre convivência coletiva nas cidades

Imagem: Cartaz do eventoSerá realizado nesta quinta-feira (30), das 10h às 12h, painel interdisciplinar com o tema "Cidades: desafios da convivência coletiva", promovido pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará. Os conferencistas convidados são a Profª Irlys Alencar Firmo Barreira, docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, e o Prof. Filipe Augusto Barreto Campello de Melo, coordenador do Núcleo de Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento, aberto ao público, será no auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica). Os interessados devem realizar inscrição em formulário eletrônico.

A Profª Irlys Barreira cursou doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris (França). Tem experiência de investigação na área de Sociologia, com interfaces nas áreas de Antropologia e Política, atuando principalmente nos temas de cidade, política, cultura, gênero e movimentos sociais.

No painel, sua conferência destacará que o mundo urbano tornou-se atualmente um dos maiores desafios para se pensar nas possibilidades de convívio coletivo. Tomará, como suporte, exemplos baseados em pesquisas feitas em Fortaleza, no âmbito do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cultura (Lepec).

Já o Prof. Filipe Campello é doutor em Filosofia pela Universidade de Frankfurt (Alemanha), com tese sobre a relação entre política e afetos no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Frankfurt, e pós-doutor pela New School for Social Research, em Nova York – Fulbright Scholar (Estados Unidos).

Suas publicações e áreas de pesquisa compreendem temas em filosofia política, teoria crítica, subjetividade e estética. Colocará como ponto de partida de sua conferência a seguinte questão: "O que significa um conteúdo afetivo do espaço público?". O pesquisador propõe a reflexão sobre a cidade a partir do que podemos chamar de "geografia dos afetos".

Mais informações podem ser obtidas na página do CEA no Facebook.

Fonte: Alexandre Silva, do Colégio de Estudos Avançados (CEA/Eideia) – fone: 85 3366 9218 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.