Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Reunião discute parcerias entre UFC e universidade espanhola Miguel Hernández

Imagem: Reunião aconteceu na Reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu, na tarde desta terça-feira (28), na Reitoria, o Prof. Joaquín Julian Pastor Pérez, integrante da administração superior da Universidad Miguel Hernández, localizada na cidade de Heche, na Espanha. Foram discutidas novas parcerias entre as instituições, que já desenvolvem pesquisas em conjunto na área de engenharia de alimentos.

O titular da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), Prof. José Soares, explica que o objetivo é detalhar e aprofundar o contato com a universidade Miguel Hernández. "Já temos um convênio de colaboração internacional cadastrado na Prointer. A ideia, agora, é estender esse convênio para outras áreas", diz o Pró-Reitor. Nesta quarta-feira (29), nova reunião sobre o tema será realizada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

"Pretendemos avançar nas relações que as duas universidades têm, para isso queremos iniciar um programa de intercâmbio de estudantes de graduação, para que os alunos daqui possam passar um semestre lá (na Espanha) e nossos alunos possam vir para cá. Além disso, iniciamos um programa de duplo doutorado, para que os concluintes tenham o título espanhol e brasileiro", informa o Prof. Joaquín Pérez.

Imagem: O Prof. Joaquín Julian Pastor Pérez integra a administração superior da Universidad Miguel Hernández, em Heche, na Espanha (Foto: Ribamar Neto/UFC)PESQUISAS EM CONJUNTO – Também participaram da reunião a Profª Dorasilvia Pontes, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), e a Profª Maria Nilka de Oliveira, do Departamento de Economia Doméstica. Elas viajam nos próximos dias para cumprir período de um ano de pós-doutorado na Universidad Miguel Hernández. A Profª Dorasilvia fará pesquisas com a quinoa (grão rico em nutrientes) enquanto alimento funcional.

"São alimentos voltados não apenas para saciar a fome, mas para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Vamos trabalhar com pseudocereais incluídos em formulações como pães, biscoitos e massas", destaca a professora. A pesquisa da Profª Nilka também abordará os alimentos funcionais, utilizando linhaça, amaranto e trigo sarraceno na formulação de biscoitos. "Também pretendemos nos envolver com outras pesquisas que estejam sendo realizadas lá e que possamos dar continuidade aqui", projeta a pesquisadora.

Participaram do encontro, ainda, o chefe do Gabinete da Reitor, Prof. José Maria Andrade Neto, e a coordenadora do PPGCTA, Profª Elisabeth Cunha. "Queremos elevar o nível da nossa pós-graduação, e esses convênios são de muita importância para qualificarmos nossas teses e dissertações, para os alunos terem outras oportunidades, e também podermos trocar experiências com outras instituições", disse a Profª Elisabeth, adiantando que o programa tem parcerias encaminhadas com universidades da Argentina e de Portugal.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo