Hospital Universitário realiza Mutirão de Câncer de Pele neste sábado (2)

Imagem: Mutirão de Câncer de Pele ocorrerá no Serviço de Dermatologia do HUWC (Foto: Divulgação/HUWC)Neste sábado (2), o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza a 18ª edição do Mutirão de Câncer de Pele. O evento ocorrerá no Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo), ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, das 8h às 12h.

Na oportunidade, serão distribuídas 350 fichas para atendimento. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 11h de sábado.

De acordo com o chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital, Prof. José Wilson Accioly Filho, a campanha apresenta dois objetivos centrais: o diagnóstico precoce do câncer de pele e a divulgação de orientações sobre as medidas de fotoproteção. "No mutirão de 2016, realizamos 445 atendimentos, com a identificação de 64 casos de câncer de pele. Foi a maior casuística do nosso serviço desde quando a campanha foi lançada em 1999", acrescenta o especialista.

Ao todo, 30 profissionais de saúde e administrativos estarão envolvidos na ação no HUWC. Ainda de acordo com o dermatologista, todos aqueles casos identificados no mutirão com necessidade de acompanhamento ambulatorial serão encaminhados para atendimento no próprio Serviço de Dermatologia do Hospital.

Os casos cirúrgicos, se existirem, também serão tratados na unidade de saúde. Aqui no Ceará, além do HUWC, realizam ações semelhantes o Centro Dermatológico Dona Libânia e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

CAMPANHA – Com a mensagem "Se exponha, mas não se queime", esta é mais uma ação da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, realizada anualmente desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em 2017, cerca de 3 mil dermatologistas voluntários prestarão atendimento, esclarecimento e aconselhamento quanto à importância de adotar medidas preventivas. O exame preventivo gratuito será realizado em cerca de 130 postos de atendimento em todo o Brasil.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no País. A recomendação é que as pessoas usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30.

A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, além da precaução de evitar o horário de maior insolação, das 10h às 16h.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh – fone: 85 3366 8183