Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Pró-reitor de Graduação falará, em evento em Ouro Preto (MG), sobre otimização de matrícula

Imagem: O pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio Marques, falará sobre a experiência da UFC na otimização de processo de matrícula (Foto: Jr. Panela/UFC)O pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, participa, desta quinta-feira (30) a sábado (2), de reunião do Colégio dos Pró-Reitores de Graduação (Cograd) das IFES, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais. Ele falará, na tarde de sexta-feira (1º), sobre a experiência da UFC na otimização de processo de matrícula.

Na comparação entre os semestres 2015.1 e 2017.1, por exemplo, a UFC obteve um aumento de 14,8% no número de matrículas em componentes curriculares na graduação. Além disso, elas estão sendo realizadas em maior quantidade durante o período de matrícula curricular, o que significa que mais estudantes conseguem definir suas atividades curriculares antes do início das aulas.

O desempenho é resultado do trabalho realizado pela Prograd com as unidades acadêmicas no sentido de avaliar e melhorar os processos de demanda, oferta e matrícula. Ao facilitar e ampliar a efetividade da matrícula, o objetivo principal é oferecer condições para que os estudantes se mantenham regulares e concluam o curso no tempo previsto, para reduzir a evasão na graduação.

COGRAD – O Cograd é um órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nas temáticas ligadas a Pró-Reitorias de Graduação. Entre as atribuições do órgão estão identificar necessidades, encaminhar proposições a serem enviadas a agências de fomento, elaborar e/ou promover estudos de assuntos de interesse da área e estimular intercâmbios e cooperações entre órgãos da graduação.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9410

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo