Farmácia-Escola orientará comunidade sobre câncer de pele em Campanha de Fotoeducação

Imagem: Mulher bronzeando-se na praiaA Universidade Federal do Ceará é uma das 41 instituições de ensino superior (IES) em todo o Brasil engajadas na realização da Campanha Nacional de Fotoeducação: Orientações Farmacêuticas na Luta contra o Câncer de Pele. O evento, que ocorrerá nos dias 2, 5 e 6 de dezembro, é promovido pela Farmácia-Escola da UFC e coordenado pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (FNFU).

A campanha envolve professores, farmacêuticos e estudantes do Curso de Farmácia da UFC, com o objetivo de promover a fotoeducação por meio da conscientização de pacientes, comunidade universitária e público em geral quanto ao uso correto de protetores solares e aos cuidados com a pele.

Eles distribuirão material didático a respeito do tema da campanha, como cartilhas, fôlderes e panfletos, e darão informações sobre os fotoprotetores desenvolvidos pela Farmácia-Escola da UFC e disponibilizados com preços abaixo dos do mercado para a população.

Estão entre as ações promovidas pela campanha alertar a comunidade acerca dos riscos da exposição inadequada ao sol; exemplificar as formas de proteção à radiação solar; esclarecer as diferenças entre os tipos de fotoprotetores; orientar sobre a forma de aplicação correta de protetor solar.

No sábado (2), as ações serão realizadas no Centro de Dermatologia Dona Libânia (Rua Pedro I, 1033, Centro), das 7h às 12h. Na terça-feira (5), no espaço das Mangueiras do Campus do Porangabuçu, das 7h às 17h. O terceiro dia de campanha, 6 de dezembro, ocorrerá em frente às Ilhas de Ambulatórios do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), das 7h30min às 16h.

A Farmácia-Escola apoia o ensino farmacêutico nos níveis de graduação e pós-graduação, possibilitando a formação de recursos humanos qualificados na área de medicamento e a geração e transferência de conhecimentos técnico-científicos para a sociedade.

Fonte: Prof Cristiani Lopes de Oliveira, diretora da Farmácia-Escola da UFC – fone: 85 3366 8275