Professores da Gastronomia pesquisam frutos da biodiversidade brasileira no consumo da população

Imagem: Em coquetel apresentado pela equipe BFN Nordeste, também foram utilizados insumos próprios da região (Foto: Divulgação)Professores do Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará participaram, nos dias 27 e 28 de novembro, do Simpósio Internacional Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN), em Brasília (DF). O evento apresentou resultados de pesquisas em diversas regiões brasileiras que demonstram, na prática, como produtos da biodiversidade brasileira, com alto valor nutricional, podem ser inseridos com vantagens nos hábitos alimentares da população.

Ao todo, foram apresentados 12 trabalhos. Os professores Adriana Siqueira (coordenadora geral BFN Nordeste), Eveline de Alencar, Paulo Henrique Machado, Ana Erbênia Mendes, Rafael Queiroz Gurgel, Arimatea Bezerra e Sandro Gouveia, este último diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, ao qual o Curso de Gastronomia é vinculado, desenvolveram estudos com 12 frutos (espécies nativas brasileiras) prioritários da iniciativa Plantas para o Futuro, do Ministério do Meio Ambiente: araçá, chichá, bacuri, cajuí, cajá, umbu, umbu-cajá, jenipapo, murici, pitanga, pequi e mangaba.

Imagem: Parte da equipe BFN Nordeste (Foto: Divulgação)Todos eles são pesquisadores da equipe BFN Nordeste, assim como as professoras Derlange Diniz e Carla Soraya, do Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e Ricardo Elesbão, da Embrapa Agroindústria Tropical, que também participaram da pesquisa.

Segundo a Profª Eveline de Alencar, coordenadora do Curso de Gastronomia da UFC e do programa de extensão Gastronomia Social, "como o projeto visa valorizar os frutos da nossa região e resgatar seu consumo, pois algumas frutas estão deixando de ser consumidas e [sendo] esquecidas, realizamos o estudo físico-químico e nutricional e elaboramos diversas preparações com essas frutas". As receitas foram desenvolvidas a fim de atender várias refeições (lanches, café da manhã, entradas, prato principal, sobremesa e bebidas).

Imagem: "Cozinha Show" durante o simpósio em Brasília (Foto: Divulgação)OUTRAS AÇÕES – Além dos resultados da pesquisa da equipe BFN Nordeste, outras ações foram realizadas no evento pelos docentes do Curso de Gastronomia, como a "Cozinha Show" de degustação das preparações desenvolvidas com os insumos da pesquisa já mencionada. A "Cozinha Show" foi ministrada pelos chefs e professores Rafael Queiroz Gurgel e Paulo Henrique Machado, bem como pela chef Aline Caetano Freire, egressa do Curso de Gastronomia da UFC.

Houve, ainda, exposição de pôsteres com resultados dos trabalhos de pesquisa realizados (12 no total) e a apresentação do livro de receitas Biodiversidade do Brasil: sabores e aromas, primeira obra que divulga receitas criadas 100% com ingredientes de espécies nativas da biodiversidade brasileira. Nele, um dos capítulos é de autoria da equipe de pesquisadores da equipe BFN Nordeste, precisamente de professores do Curso de Gastronomia da UFC.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Fonte: Profª Eveline de Alencar, coordenadora do Curso de Gastronomia da UFC – fone: 85 3366 9409