Projeto da futura sede do Instituto Confúcio no Ceará é apresentado no Campus do Pici

Imagem: A unidade cearense do Instituto Confúcio será instalada no anexo da Seara da Ciência em Fortaleza, que passará por uma reforma (Foto: Viktor Braga/UFC)Na tarde dessa quinta-feira (30), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, esteve à frente de visita técnica ao anexo da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, para ser apresentado ao projeto arquitetônico das futuras instalações do Instituto Confúcio. A vice-diretora do Instituto, Profª Chen Yo, recém-chegada ao País, integrou a comitiva, e todos puderam conhecer os detalhes do projeto e dos demais ambientes da UFC.

Segundo o pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. José Soares, a vinda do Instituto Confúcio ao Ceará simbolizará um marco na internacionalização e consolidação dos mecanismos de inovação tecnológica. "Vai ser um amálgama cultural e linguístico para as instituições e companhias chinesas. Com a China e o Brasil em colaboração econômica e cultural, a possibilidade para os jovens é enorme. São grandes perspectivas, não somente acadêmicas e científicas, mas também econômicas", afirma.   

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

Imagem: Projeto da futura sede do Instituto Confúcio no CearáO projeto de reforma e adequação do prédio foi apresentado pelo arquiteto Newton Becker, da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra). Na planta do projeto, estão previstos espaços para sala de aula, biblioteca, coordenação pedagógica, sala de reuniões, gabinete de professores, além de uma proposta de jardim chinês para o pátio da Seara. Em 2016, o arquiteto esteve na China, onde conheceu um programa de paisagismo da Universidade de Pequim, e assim buscou inspiração para desenvolver o trabalho.  

Na sequência, alunos do Escritório-Modelo de Design, orientados pelos professores Camila Barros e Roberto Vieira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, demonstraram o projeto de dois painéis modulares com iluminação LED e ilustrações chinesas. Os desenhos das peças foram baseados na filosofia do yin e yang, no teatro de sombras e no tradicional Festival das Lanternas, realizado todos os anos na China após a primavera. A Profª Chen Yo elogiou a criatividade e a pesquisa profunda de ambos os projetos, considerados por ela distintos em relação às demais unidades do Instituto Confúcio espalhadas pelo mundo.  

Imagem: Gestores da UFC em visita ao local da futura sede do Instituto Confúcio no CearáEm paralelo à reforma, está prevista a realização de cursos de mandarim para março de 2018. Para tanto, os gestores da Universidade têm dialogado com o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). "Será um curso de Chinês Instrumental, ofertado inicialmente para um público segmentado, de profissionais de trade marketing, relações internacionais e comércio exterior. O objetivo é apoiar projetos de investimentos alinhados com a agenda de desenvolvimento do Estado e a implantação de novas indústrias no Ceará", explica o reitor.  

Participaram da atividade o pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. José Soares; a diretora do Instituto Confúcio da UFC, Profª Mônica Amorim, docente da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); o coordenador técnico-científico da Seara da Ciência, Prof. Ilde Guedes; e os professores Roberto Vieira e Camila Barros, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

SAIBA MAIS – O Instituto Confúcio, órgão vinculado ao Ministério da Educação chinês, foi criado em 2004 para promover a internacionalização da língua e cultura chinesas. O instituto possui 480 unidades instaladas nos cinco continentes, e, no Brasil, está presente em 10 instituições de ensino superior. Na UFC, o Instituto Confúcio será implantado em parceria com a Universidade de Nankai.  

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais – fone: 85 3366 7333 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.