Seminário Artes da Cena tem início hoje (6) e discute a formação do artista-pesquisador-docente

Imagem: O seminário é uma parceria entre o curso de Teatro, o PIBID e o Porto Iracema das Artes (Imagem: Divulgação)O curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Porto Iracema das Artes e o PIBID-Teatro da UFC, realizará, no período de 6 a 9 de dezembro, o I Seminário Artes da Cena. O evento, que é aberto à participação do público em geral como ouvinte, ocorrerá no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).

O objetivo é articular diálogos entre os múltiplos saberes e fazeres que envolvem as artes da cena, na perspectiva de pensar a formação do artista-pesquisador-docente na contemporaneidade.

Para isso, segundo os organizadores, estão sendo feitas diversas experiências de encenadores, professores e pesquisadores de arte em geral, no sentido de "contribuir com o pensamento e a formação em arte na cidade de Fortaleza, para entrever as urgências e desafios para os quais essa área do saber nos convoca na atualidade". A coordenação é dos professores Francis Wilker, Tharyn Stazak e Hector Briones.

O evento será dividido em sessões de roda de conversa com temas específicos, partilhas de pesquisas e arte compartilhada ‒ com apresentações artísticas diversas e bate-papos sobre processos. Haverá também o lançamento dos Cadernos de montar ‒ relatos do processo criativo de Cama de baleias (montagem do curso de licenciatura em Teatro do período letivo 2017.1) e da revista Trema! ‒ periódico da Plataforma Trema, de Pernambuco.

As inscrições são feitas por formulário on-line.

Completando a programação, haverá encontros entre pesquisadores, que incluem o Fórum PIBID Teatro no Estado do Ceará: Desafios e Perspectivas (UFC, Ifce e Urca) e Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA!), que receberá apresentações de trabalhos em desenvolvimento de estudantes dos cursos de graduação em Artes de instituições locais.

Veja a programação completa. Outras informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.

Fonte: Profª Tharyn Stazak, do Curso de Teatro ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.