VIII Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade começa nesta quarta-feira (6)

Imagem: O Seminário oferecerá aos participantes vivências ricas de sentido e reflexões que ajudarão a expandir as consciências em prol de um mundo de paz (Imagem: Divulgação)O VIII Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade será aberto nesta quarta-feira (6), às 8h, no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (Rua Waldery Uchôa, 1, Benfica). O evento prossegue até sexta-feira (8).

Entre os convidados desta edição estão o antropólogo e psicólogo Roberto Crema, reitor da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), e a Profa Elisa Possebom, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O seminário é uma promoção do Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faced, e coordenado pela Profª Kelma Matos. Ela destaca que ao longo dos próximos três dias os participantes poderão realizar vivências ricas de sentido e reflexões que ajudarão a expandir as consciências em prol de um mundo de paz.

Da programação do seminário faz parte a apresentação de trabalhos científicos sobre cultura de paz, englobando os eixos: Escola, Juventudes, Educação para a Paz e Valores Humanos; Direitos Humanos, Comunicação, Mídia e Paz; e Cultura de Paz, Saúde, Espiritualidade e Educação Ambiental.

Também estão programadas palestras, diálogos, exposição de experiências exitosas em escolas e entidades, apresentações artísticas, oficinas sobre terapia comunitária, meditação, mandalas e círculos restaurativos, bem como o lançamento do livro Cultura de paz, educação e espiritualidade IV. A programação completa já está disponível no site do evento.

CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – A comissão organizadora esclarece que a inscrição para ouvinte será confirmada mediante a entrega de uma lata de leite em pó na ocasião do credenciamento, na entrada do auditório. "As latas de leite em pó serão doadas a instituições de caridade, entre as quais a Casa da Sopa, que realiza um trabalho com pessoas em situação de rua", informa a Profª Kelma. Explica ainda que, no caso de quem participa com apresentação de trabalho, o pagamento da taxa exigida já configura a inscrição.

SAIBA MAIS – O Grupo Cultura de Paz, Juventudes e Docentes desenvolve pesquisas e formações com educadores, prioritariamente professores da rede pública de ensino, com foco na educação para uma cultura de paz. Organiza seminários anuais, desde 2010, que se mostram como espaço de compartilhamento de descobertas científicas relacionadas à temática de cultura de paz e de apresentação de experiências exitosas na área. Outras informações podem ser encontradas no site do grupo e no canal no Youtube.

Fontes: Profª Kelma Matos, coordenadora do Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes da Faced – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Dário Nascimento, integrante da comissão organizadora do seminário – fone: 85 98601 5451