Núcleo de Psicologia Comunitária promove mesa-redonda e lançamento de cartilha na terça (12)

Imagem: O Nucom é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Psicologia da UFC (Imagem: Divulgação/Nucom)O Núcleo de Psicologia Comunitária (Nucom), vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, promove na próxima terça-feira (12), às 15h30min, a mesa-redonda "Pobreza e pessoas em situação de rua" e o lançamento da cartilha Implicações psicossociais da pobreza ‒ Ceará, Amazonas e Paraná.

Os eventos ocorrem no Auditório José Albano, localizado na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

A mesa-redonda terá a participação do doutorando Carlos Eduardo (do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC), Beto Franzisko (do Movimento Nacional da População de Rua) e Elias Figueiredo (do Centro de Referência para População em Situação de Rua ‒ Centro Pop). A apresentação da cartilha será feita pela Profª Verônica Ximenes, coordenadora do Nucom, e pelas doutorandas em Psicologia na UFC Elívia Cidade e Bárbara Nepomuceno.

As inscrições são feitas por formulário eletrônico. Outras informações podem ser obtidas no site do Nucom.

O estudo que originou a cartilha foi conduzido no período de 2014 a 2016, por meio da aplicação de questionários e realização de grupos focais em Pentecoste (CE), Cascavel (PR) e Humaitá (AM). A pesquisa trabalhou questões relacionadas à naturalização da pobreza, à culpabilização do pobre por sua pobreza e à redução da pobreza à dimensão financeira.

Mais detalhes sobre esse estudo estão na matéria "Rico ou pobre? Como se enxergam os moradores rurais", publicada na Agência UFC.

Fonte: Profª Verônica Ximenes, coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC – fone: 85 3366 7729