PPGLetras realiza Jornada de Estudos Literários e minicurso abertos ao público

Imagem: A participação tanto na jornada quanto no minicurso é gratuita e as inscrições devem ser feitas no dia e local dos eventos (Imagem: Divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará realiza, nesta terça-feira (12), a Jornada de Estudos Literários, Artísticos e Culturais. O evento, que vai das 10h às 18h, na sala 2 do PPGLetras (Av. da Universidade, 2683, Benfica), contará com palestras abordando estudos relativos à literatura e aos escritores de origem latina.

Na quarta-feira (13), das 9h às 13h, na sala 1 do PPGLetras, a Profª Sarissa Carneiro realiza ainda o minicurso "Retórica del infortúnio.

Pela manhã, das 10h às 12h, serão realizadas as palestras: "Jorge Luís Borges e Octávio Paz: dois escritores à deriva ou A busca por um pensamento crítico na América Latina", com o mestrando do PPGLetras Mateus Vieira; "Sermão aos peixes: uma viagem de Videira a Saramago", com o Prof. José Leite Jr.; "Diálogos transoceânicos: Suassuna e a literatura espanhola", com a Profª Maria Inês Pinheiro Cardoso; e "Diálogos interartísticos no Renascimento: poesia, retórica e pintura. A propósito de um soneto de Eugenio de Salazar", com a Profª Sarissa Carneiro, da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

No período da tarde, a partir das 16h, ocorrem as palestras: "Pesquisando o barroco de Manuel Botelho de Oliveira", com a estudante Ticiana Nascimento, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFC), e o Prof. Yuri Brunello; "Tradução e construções conceituais: estratégias para o entendimento das literaturas e culturas latino-americanas", com a Profª Roseli Cunha; e "Soberbios montes de la regia Lima: panegírico e reivindicação crioula no Peru de começos do século XVII", com a Profª Sarissa Carneiro.

MINICURSO ‒ No minicurso "Retórica del infortúnio", quarta-feira (13), das 9h às 13h, na sala 1 do PPGLetras, a Profª Sarissa Carneiro apresentará um panorama das codificações previstas pela retórica e pela poética para a representação de casos de fortuna contrária, ou "infortúnios". Será estudado o infortúnio desde autores clássicos, como Aristóteles e Cícero, até os modernos, como Juan Luis Vives e Luis de Granada.

A participação tanto na jornada quanto no minicurso é gratuita e as inscrições devem ser feitas no dia e local dos eventos.

Fonte: Prof. Orlando Araújo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras ‒ fone: 85 3366 7618