"Mostra-relâmpago" reúne obras de 30 artistas em sala de aula de 24 m2

Imagem: Mostra reúne quase 50 trabalhos para refletir sobre a sala de aula e seu papel na sociedade contemporânea (Imagem: Divulgação)Exposição com apenas 14 horas de duração, a V Mini-Micro-Pocket-Mostra de Arte: Na Classe... reúne, nos dias 11, 13 e 14 de dezembro, quase 50 trabalhos de mais de 30 artistas e pesquisadores, numa sala de aula de 24m2, para refletir sobre a sala de aula e seu papel na sociedade contemporânea.

A Mini-Micro-Pocket-Mostra de Arte é um evento "relâmpago" promovido, desde 2010, pelo Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA), do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará.

Em 2017, com o subtítulo "Na classe...", a mostra invade a sala de aula 109, de apenas 24m2, no Instituto de Cultura e Arte (ICA), e lá reúne trabalhos de artistas e pesquisadores, nacionais e internacionais, além de graduandos em Publicidade e Propaganda e Teatro, e mestrandos em Artes.

Com 14 horas de duração, distribuídas em três expedientes dos dias 11, 13 e 14 de dezembro de 2017, a mostra tem como mote "a classe", a sala de aula e seu papel na sociedade contemporânea.

CONCEITOS – O environment foi a linguagem escolhida para a montagem do espaço. Ao entrar na classe, o visitante se depara com o acúmulo, o excesso de materiais, instrumentos, dispositivos tecnológicos, adereços cênicos, textos e obras resultantes ou referentes ao trabalho de pesquisadores, técnicos, professor e alunos de três disciplinas, sendo duas de graduação (Teorias da Comunicação I e II) e uma de pós-graduação (Ateliê de Criação V: dizibilidades).

Imagem: Trabalho exibido na mostraO participante não encontrará uma exposição pronta, montada, mas integrará as ações. Esse é o sentido maior do environment: criar uma obra viva que domina o espaço, como um ecossistema, com a qual o indivíduo possa interagir, imergir corporal e sensorialmente e, mais importante, interferir nela, modificá-la.

A partir dos conceitos como o de contemporâneo (Agambem), comunidade (Agamben, Barthes, Jean-Luc Nancy, Espósito), performance (Carlson, Phelan, Zumthor, Cohen), polifonia (Bakthin), peripatetismo (Aristóteles) e jogo (Huizinga, Callois), o processo de criação do environment investigou as relações entre arte e vida, teoria e prática dentro da produção e transmissão de conhecimento científico e dos processos de criação artística no mundo contemporâneo.

Gambiarra, acúmulo, palimpsesto, colagem, assemblagem, obliteração são palavras-chaves desse environment que teve como referências artísticas e estéticas salas de ex-votos, paredes votivas, grafites e pichações, pop art, tropicália etc. A curadoria é de Eliezer Nascimento Jr., João Vilnei e Wellington Jr.

AUTORES – Os artistas e pesquisadores participantes são: André Quintino Lopes (LICCA-UFC-BR), Cé da Silva (ICA-UFC-BR), Clayton de Moura (PPGARTES-UFC-BR), David Damasceno (LICCA-UFC-BR), Edmilson Miranda Jr. (Fanor-BR), Eliezer do Nascimento Jr. (ESDI-UERJ-BR), Fabio Fon (Unesp-BR), Fafá Franco (Sienta la Cabeza-ESP), Francisco Sousa (CE-BR), Gabriela Benedectti (Aveiro-PT), Gilmar de Carvalho (UFC-BR), Gleydson Moreira (PPGARTES-UFC-BR), Henrique Codato (PPGCOM-UFC-BR), Ícaro Tavares (PPGARTES-UFC-BR), Janaina Bento (PPGARTES-UFC-BR), João Vilnei (Campus de Quixadá-UFC-BR), Joubert Arrais (Ufca-BR), Julio Silveira (Confraria do Boi Morto-CE-BR), Junior Pimenta (PPGARTES-UFC-BR), Lilian do Rosário (PPGARTES-UFC-BR), Lúcio Ricardo (CE-BR), Manuel Caboclo (CE-BR), Manuel Graciano (CE-BR), Márcia Mendonça (CE-BR), Maria Manuela Lopes (IAD2-PT), Mona Gadelha (Porto Iracema/PPGCOM-UFC-BR), Monica Larissa (PPGARTES-UFC-BR), Naira Ciotti, Neile Castro Lima (CE-BR), Pablo Assumpção (PPGARTES-UFC-BR), Pulso (CE-BR), Priscila Arantes (Paço das Artes/Universidade Anhembi Morumbi-BR), Paulo Bernardino (Universidade do Porto-PT), Tobias Gaede (LICCA-BR), Junior Pimenta (PPGARTES-UFC-BR), Raquel Bastos (PPGARTES-UFC-BR), Robson Levy (PPGARTES-UFC-BR) e Wellington Jr. (PPGARTES-UFC-BR).

Serviço:
V Mini-Micro-Pocket-Mostra de Arte: Na Classe...
11 de dezembro (segunda-feira): 8h-12h
13 de dezembro (quarta-feira): 8h-12h
14 de dezembro (quinta-feira): 14h-20h
Local: sala 109 (térreo) do Instituto de Cultura e Arte (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra)

Fonte: Prof. Wellington Jr., do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.