Seminário debaterá cenários e desafios da população de rua em Fortaleza

Imagem: Arte de divulgação com nome do evento e brasões da UFC e da Faculdade de MedicinaO Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará promoverá o Seminário População em Situação de Rua em Fortaleza: Cenários e Desafios, nesta quinta-feira (14), na sala D da Biblioteca do Campus do Porangabuçu (Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo), das 8h30min às 12h e das 14h às 17h.

Podem participar do evento estudantes, professores e pesquisadores de várias áreas do conhecimento e outros interessados no tema. Não há necessidade de inscrição.

O seminário é uma parceria do Departamento de Saúde Comunitária com o Fórum da Rua de Fortaleza. Segundo o Prof. Roberto da Justa, chefe do departamento e organizador do seminário, o evento visa debater, no âmbito da Universidade, o cenário atual das pessoas que vivem em situação de rua em Fortaleza, com vistas ao desenvolvimento de ações e pesquisas que possam colaborar com a formulação de políticas públicas voltadas para o problema.

Para discutir a questão, foram convidados representantes da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza (SMS), Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (SETRA), Ministério Público do Estado do Ceará, pesquisadores do tema e representantes do movimento social.

ESTATÍSTICAS – Os organizadores do seminário afirmam que os dados oficiais mais atualizados, de 2015, dão conta de que existiam 1.718 pessoas em situação de rua no município de Fortaleza. Revelam ainda que são escassas as pesquisas sobre o assunto, bem como pouco conhecidos os detalhes sobre perfil sociodemográfico, situação de saúde, acesso a serviços públicos e determinantes da condição de sujeito em situação de rua em Fortaleza.

Fonte: Secretaria do Departamento de Saúde Comunitária da UFC – fones: 85 3366 8044 e 3366 8055