Referência em modelagem computacional palestra no lançamento da Agenda Ciência e Cultura

Imagem: Dirk Helbing é professor de Ciências Sociais Computacionais do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suiça (Foto: Sebastian Wagner/Divulgação)Ocorre na segunda-feira (18), às 19h30min, o lançamento da Agenda Ciência e Cultura, evento que a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Dragão do Mar (IDM) realizam no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). O acesso é gratuito.

Na ocasião, Dirk Helbing, professor de Ciências Sociais Computacionais do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, fará a conferência "A próxima civilização: o impacto da revolução digital na inteligência coletiva, na criação de valores e na formação do capitalismo democrático".

Helbing é referência mundial na área de modelagem computacional. Trabalha com teoria de jogos evolucionários e simulações computacionais de processos e fenômenos sociais e pretende mostrar como está pensando as mudanças fundamentais na organização das nossas economia e sociedade.

Segundo o Prof. José Soares, pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, o evento é importante por tratar de temas interdisciplinares relevantes para vários grupos de pesquisa em ciências exatas, tecnologia e ciências humanas da Instituição.

Imagem: Cartaz do eventoAGENDA – A Agenda Ciência e Cultura é resultado de parceria entre o IDM e a UFC, a fim de promover o planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, e conta com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), em consonância com o eixo Ceará do Conhecimento, programa do Governo do Estado.

Tem, entre os objetivos, inserir na ciência um novo e mais profundo olhar para a arte e a cultura; contribuir para o debate dos grandes temas científicos e culturais da atualidade; estabelecer um espaço científico-democrático para discussão e promoção de reflexões interdisciplinares sobre temas artísticos, culturais e socioambientais nos âmbitos local, regional e global; buscar soluções para os problemas que desafiam nossas sociedades e nosso planeta, e instalar um vínculo entre as instituições de ensino superior (IES) e a comunidade, facilitando o acesso da população aos meios e aos resultados da produção científica e cultural contemporânea.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC – fones: 85 3366 7333 e 3366 7335