Professores da UFC lançam livros sobre saúde nesta segunda-feira (18)

Capas dos dois livros a serem lançadosOs livros Comportamento de risco à saúde em jovens: discutindo saberes e intervenções e Pedagogia do esporte: novas tendências serão lançados nesta segunda-feira (18), às 19h, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), na Avenida da Universidade, 2346, Benfica.

As obras reúnem diversos artigos e foram organizadas pelo Prof. Ricardo Hugo Gonzalez, do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará, e pela pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado.

Nos artigos publicados no livro Comportamento de risco à saúde em jovens: discutindo saberes e intervenções, os autores abordam questões ligadas ao enfrentamento do sobrepeso e obesidade, males provenientes da má alimentação e sedentarismo, entre outros fatores, que atingem hoje crianças, jovens e adultos. Os textos apresentam os diversos aspectos da problemática e propõem estratégias para prevenir, desde cedo, doenças decorrentes da falta de atividade física e de uma alimentação em que estão cada vez mais presentes produtos processados e transgênicos.

Na obra Pedagogia do esporte: novas tendências, os autores tratam da formação curricular de educadores físicos e dos modos de inovar as práticas da educação física desde a educação básica à superior.

ORGANIZADORES ‒ O Prof. Ricardo Hugo Gonzalez possui graduação em Educação Física pela UFC, especialização em atividades aquáticas pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Saúde Coletiva (Uece/UFC/Unifor). Atualmente é professor assistente do Iefes.

A Profª Márcia Machado é graduada em Enfermagem e tem mestrado em Saúde Pública pela UFC. Possui doutorado em Enfermagem em Saúde Pública e é pós-doutora em Saúde Pública pela Harvard School of Public Health. Atualmente, é pró-reitora de Extensão da UFC e professora adjunta do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão ‒ fone: 85 3366 7463