Frutas exóticas é tema de livro realizado em parceria entre UFC e Embrapa

Imagem: Capa do livro "Exotic fruits reference guide"Será lançado no próximo dia 10 de janeiro, no site da Editora Elsevier, o Exotic fruits reference guide. O livro é um trabalho de referência sobre frutas exóticas de todo o mundo e enfoca origem, aspectos botânicos, cultivo, colheita, fisiologia, bioquímica, composição química e valor nutricional de frutas.

A organização é da Profª Sueli Rodrigues, do Departamento de Engenharia de Alimentos, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, em parceria com os pesquisadores Ebenezer Silva e Edy Brito, da Embrapa Agroindústria Tropical.

Com ilustrações coloridas, o livro traz também os nomes regionais e locais geográficos de cada fruta. A conservação pós-colheita, bem como o potencial de industrialização, também é apresentada como forma de estimular o interesse no consumo e na produção em grande escala. O material detalha ainda compostos fenólicos (estruturas químicas que podem atuar com efeitos preventivos ou curativos) e compostos antioxidantes desses alimentos.

Com 488 páginas, o Exotic fruits reference guide já está disponível para pré-compra no site da Elsevier.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9735