Projetos de alunas de Arquitetura e Urbanismo são destaque em chamada pública internacional

Imagem: O site ArchDaily avaliou os melhores trabalhos de conclusão de curso no Brasil e em Portugal (Foto: Divulgação)O site ArchDaily, referência na divulgação especializada em Arquitetura e Urbanismo, publicou no último dia 14 resultado de chamada que avaliou os melhores trabalhos de conclusão de curso no Brasil e em Portugal. Dos 24 selecionados, dois são da Universidade Federal do Ceará: os projetos Cidades pelas pessoas: uma experiência de assessoria e participação na ZEIS do Bom Jardim, de Emília Stefany de Sousa e Silva, com orientação da Profª Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas; e Atlas do Ceará: Centro de Pesquisa Regional, de Maria Gisela Parente Nascimento de Lima, com orientação da Profª Solange Maria de Oliveira Schramm.

No total foram 276 propostas inscritas de todo o Brasil, além das cidades portuguesas de Lisboa e Coimbra. Os TCCs foram avaliados sob critérios técnicos que envolviam aspectos como apresentação e relevância social.

OS PROJETOS – O trabalho Cidades pelas pessoas: uma experiência de assessoria e participação na ZEIS do Bom Jardim teve base na Lei de Assistência Técnica, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitação de interesse social.

Imagem: Os TCCs foram avaliados sob critérios técnicos que envolviam aspectos como apresentação e relevância social (Foto: Divulgação)Como ação foi realizada a oficina Melhorias Habitacionais na Comunidade Nova Canudos, na qual um grupo de mulheres pôde participar ativamente das etapas do processo de melhoria de suas residências.

Já o Atlas do Ceará: Centro de Pesquisa Regional planeja a construção, no Centro Histórico de Fortaleza, de um ambiente especializado em dados e estudos sobre o Estado do Ceará.

Mais informações sobre os trabalhos estão no site ArchDaily.

Fonte: Prof. Romeu Duarte, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fone: 85 3366 7491