Parceria com instituições francesas: UFC tem projetos aprovados em editais da Capes

Imagem: Bandeiras do Brasil e da FrançaA Universidade Federal do Ceará teve projetos aprovados em dois importantes editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ambos relativos a pesquisas a serem desenvolvidas em conjunto com instituições de ensino da França. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial da União (DOU).

No Programa de Cooperação Franco-Brasileira para a Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec), um dos selecionados foi o projeto intitulado Cooperação Descentralizada Normandia-Ceará para a Formação e a Pesquisa em Engenharia, coordenado pelos professores Tarcísio Ferreira Maciel, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, e Eduardo Souza de Cursi, do Institut National des Sciences Appliquées de Rouen (França).

Ao todo, foram selecionados no Capes/Brafitec 15 projetos em todas as especialidades de engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, bem como a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos. Veja a lista completa dos selecionados.

PÓS-GRADUAÇÃO – A UFC também foi contemplada em outro edital, voltado para a pós-graduação, no âmbito do Imagem: Foto do Prof. Jorge Soaresprograma Capes/Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (Cofecub).

Entre os escolhidos está o projeto Análise Geométrica e Teoria de Singularidade em Espaços Estratificados, coordenado por Jorge Herbert Soares, docente do Departamento de Matemática e pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, e Paul Laurain, professor da Université Paris Diderot (França).

No total, o Capes/Cofecub selecionou 30 projetos conjuntos de pesquisa para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e franceses.

A iniciativa tem o objetivo de estimular o intercâmbio científico entre Brasil e França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. Veja a íntegra da relação de projetos aprovados.

"A aprovação de projetos de colaboração internacional é muito significativa para manter a intensidade de mobilidade acadêmica de pesquisadores e estudantes. E, mais importante, manter a pesquisa com o padrão de excelência das grandes instituições", afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes.

Segundo ele, esse tipo de parceria é estratégico porque envolve financiamento dos dois países, característica relevante inclusive para as modalidades de financiamento que a Capes implementará no programa de internacionalização em 2018.

Fonte: Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943