Capes reconsidera e eleva para nota 5 as pós-graduações em Saúde Pública e em Economia

Imagem: Em junho de 2017, aconteceu o VIII Encontro CAEN-EPGE de Políticas Públicas e Crescimento Econômico, parceria da Pós-Graduação em Economia da UFC com a Fundação Getúlio Vargas (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Universidade Federal do Ceará conseguiu ampliar, de 17 para 19, o número de programas de pós-graduação de "excelência nacional", ou seja, que possuem nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O aumento se deve ao salto dado pelos programas de Saúde Pública e de Economia da UFC, cujas notas, que haviam sido anunciadas em setembro pela Capes, foram reconsideradas e elevadas pela fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC).

Após a fase de recursos, a UFC continua sendo a universidade do Norte e Nordeste com mais cursos de padrão internacional (notas 6 e 7): 10, o equivalente a 17% dos cursos avaliados.

No último mês de setembro, os programas de Economia e de Saúde Pública da UFC haviam aparecido na avaliação quadrienal da Capes com nota 4, o que foi questionado por meio de recursos. Após a apresentação de documentos e dados que comprovam o crescimento e a qualidade dos programas, a fundação reconsiderou e elevou as notas para 5. O resultado de todos os pedidos de reconsideração foi divulgado nesta quarta-feira (20).

Veja quadro com a nota por curso e comparativo entre a UFC e outras universidades federais do N/NE

RECONHECIMENTO – A vice-coordenadora da pós-graduação em Saúde Pública, Profª Maria Lúcia Bosi, afirma que o resultado é "um reconhecimento do histórico de protagonismo e liderança de mais de 20 anos da UFC na promoção da saúde coletiva no Estado do Ceará".

Internacionalização, alta produção científica de qualidade, representações em conselhos e comissões nacionais e estrangeiras da área, dentre outros aspectos, são apontados como responsáveis pela elevação à nota 5.

A Profª Maria Lúcia lembrou, por exemplo, que o primeiro lugar nacional do último Prêmio Capes de Tese foi concedido a um aluno de doutorado do programa. Além disso, ela ressalta que, hoje, a maioria do corpo docente permanente da pós-graduação em Saúde Pública atua em parceria com grandes centros de formação do mundo, como as universidades de Harvard e de Toronto.

No Programa de Pós-Graduação em Economia, o clima também é de celebração. O coordenador, Prof. Ricardo Antônio de Castro Pereira, afirmou que, nos últimos anos, o programa ampliou consideravelmente o número de publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais, além de ter aumentado a quantidade de mestres e doutores formados.

"Nosso crescimento é evidente, e é uma grande alegria ter esse reconhecimento. A expectativa é consolidar a nota 5 e sonhar com a possibilidade de chegarmos à nota 6 (excelência internacional). Esse resultado é importante porque aumenta a quantidade de centros de pesquisa de excelência na região Nordeste, atraindo cada vez mais alunos e pesquisadores", avalia o Prof. Ricardo.

Leia mais: Pela primeira vez, programas de pós-graduação da UFC obtêm nota máxima da Capes

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943