Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Ciclo natalino do Reisado Brincantes Cordão do Caroá continua dia 6 de janeiro

Imagem: O reisado Brincantes do Cordão do Caroá se propõe a manter as tradições populares do reisado (Foto: Arlindo Barreto/UFC)O programa de extensão Reisado Brincantes Cordão do Caroá promove dia 6 de janeiro, às 16h30min, o Dia de Reis na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, encerrando o ciclo natalino do reisado. Na ocasião, os Brincantes apresentarão o espetáculo O apagar das luzes da Reitoria. Em seguida, o grupo sairá em cortejo pelas ruas, saudando o novo ano que se inicia.

A programação, gratuita, encerra o Projeto Ciclo Natalino no Benfica, que visa à permanência da cultura do reisado no bairro. A brincadeira vem sendo, a cada ano, mantida e fortalecida, edificando a memória dos saberes e práticas das culturas populares tradicionais cearenses.

A abertura do ciclo natalino no Benfica teve início no dia 3 de dezembro, com o ritual de Abertura de portas, que consagrou e coroou os participantes para o início do ciclo. No dia 24 de dezembro, o reisado caminhou pelas ruas do Benfica, cantando e louvando a chegada do menino Jesus, acompanhado por brincantes e admiradores, e no dia 26 promoveu cortejo para celebrar o nascimento do menino Jesus, na Reitoria.

O objetivo do programa é incrementar vínculos entre a comunidade universitária e o entorno do Campus do Benfica, difundindo a tradicional brincadeira do reisado no Ceará, ao mesmo tempo que fortalece o Corredor Cultural do Benfica com atividades que estimulam as relações sociais e afetivas dos participantes.

Fonte: Rafael de Paulo, mestre do reisado – fone: 85 98714 7448 / e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Créditos

© 2018 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo