Curso colaborativo entre UFC e Universidade de Harvard tem início nesta quarta-feira (3)

Imagem: Profissional de saúde recebendo pacientes em uma mesa de recepção Começa nesta quarta-feira (3) e se estende até 19 de janeiro o curso colaborativo em saúde pública promovido pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Harvard (Estados Unidos). O evento será sediado no Instituto da Primeira Infância (Iprede) ‒ projeto de extensão da UFC. Ao fim da programação, haverá um simpósio para discutir políticas públicas relacionadas à primeira infância.

Ao todo 30 estudantes de pós-graduação participarão do curso, dos quais 15 são oriundos de vários estados do Brasil (incluindo três do Ceará), e 15 são alunos de Harvard. Também estarão presentes cinco professores da universidade americana, além de docentes da UFC.

Idealizado pela Harvard School of Public Health (HSPH), o curso colaborativo reúne pesquisadores da saúde para discutir ações de prevenção de doenças como leishmaniose, tuberculose, Aids e dengue. Os estudantes de mestrado e doutorado de diversas instituições do País foram selecionados pelos professores da Universidade de Harvard por meio de análise de currículo e entrevista on-line em inglês.

Na primeira semana do curso, os estudantes visitarão instituições como o Iprede, o Hospital São José, referência no tratamento de doenças infecciosas, e o projeto Quatro Varas, que trabalha a saúde mental. Os participantes serão divididos em cinco grupos, com os seguintes temas (sobre os quais devem identificar problemas e propor iniciativas em forma de plano de ação ou projeto de pesquisa): desenvolvimento da primeira infância; HIV/Aids; dengue/zika/chikungunya; violência e tuberculose. Esta é a 10ª edição do curso e a terceira realizada em Fortaleza.

A coordenadora local do curso, Profª Márcia Machado, pró-reitoria de Extensão da UFC, destaca que todas as edições deixam um legado de articulação de políticas públicas municipais e estaduais, com resultados práticos que auxiliam na resolução de problemas. “É uma fonte de desdobramento de parcerias mais duradouras com a própria UFC, bem como com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado. Estão sendo analisados os bancos de dados de algumas doenças para que possamos propor ações e pesquisas na busca de melhorias”, diz a pró-reitora, citando ainda que o curso tem papel importante no processo de internacionalização da Universidade, uma vez que estreita laços com os governos locais e com uma das maiores instituições de ensino do mundo.

SIMPÓSIO ‒ O simpósio Intersectoral Collaboration to Address Health Needs (Colaboração Intersetorial para Encontrar Necessidades de Saúde, em livre tradução)  encerrará, no dia 19 de janeiro, a programação do curso. A abertura será feita pela Profª Marcia Castro (Harvard). Em seguida, participam a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, que abordará o programa Ceará Pacífico; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que falará sobre mobilidade urbana; a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, que discorrerá sobre o programa Mais Infância; a primeira-dama de Fortaleza, Carolina Bezerra, que apresentará o projeto Cresça com seu Filho/Criança Feliz. Por fim, o Prof. Gerardo Cristino Filho, do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, enfocará os projetos Trevo de 4 Folhas e Coala.

Toda a programação do evento é fechada aos estudantes selecionados para o curso e a pesquisadores e autoridades convidados para o simpósio. As aulas serão ministradas em inglês, exceto no simpósio de encerramento, quando haverá tradução simultânea.

Fonte: Profª Márcia Machado, pró-reitora de Extensão e coordenadora local do evento – fone: 85 3366 7467