Procurar no portal

Profª Marilene Feitosa Soares assume Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Imagem: Nova Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Marilena Feitosa Soares, durante seu discurso de posse (Foto: Viktor Braga)Foi realizada na manhã desta quarta-feira (4), no auditório da Reitoria, a solenidade de transmissão de cargo de Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará. Deixa o comando o Prof. Serafim Ferraz e assume como titular Marilene Feitosa Soares, professora do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

O Prof. Serafim Ferraz iniciou o discurso agradecendo à equipe da Progep e aos pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e outros representantes da administração superior da universidade presentes na solenidade. Relembrou o início de sua trajetória na Progep, quando assumiu como Diretor de Processos e Projetos de Inovação, em novembro de 2012, na gestão da Pró-Reitora Profª Naiula Monteiro da Silva, presente na ocasião, e quando assumiu posteriormente como Pró-Reitor, em fevereiro de 2013.

“Iniciamos um trabalho que, na época, foi colocado pelo Prof. Jesualdo Farias como um trabalho de reestruturação da pró-reitoria, em um momento em que a universidade de fato concluía um processo de expansão sem igual na sua história”, lembrou.

Numa ocasião, o Prof. Serafim ressaltou que os trabalhos realizados nos cinco anos em que esteve na Progep foram orientados pelas vias da “correção e de uma necessidade de modernização”. “Tivemos ganhos bastante interessantes como o banco de professor equivalente, o quadro referencial do técnico-administrativo, os milhares de concursos que foram feitos, as ações de capacitação”, citou.

Para finalizar, agradeceu o aprendizado que a Progep proporcionou, falou sobre o retorno às atividades acadêmicas em um pós-doutorado que já havia sido postergado e a proximidade da aposentadoria como professor adjunto da FEAAC. Desejou ainda que a nova gestão prosseguisse com o desenvolvimento de um serviço público de qualidade e autônomo.

Veja mais fotos da solenidade de transmissão de cargo no Flickr da UFC

Após leitura do currículo da nova Pró-Reitora, foram lidos os termos de posse, tanto da Profª Marilene Feitosa como da Pró-Reitora Adjunta, Profª Editinete André da Rocha Garcia, que assumiu em substituição à Profª Cláudia Buhamra.

A Profª Marilene Feitosa agradeceu aos integrantes da mesa e à equipe da Progep, pedindo que todos se colocassem de pé. Marilene destacou sua segunda participação na Progep, ela que já havia atuado como Coordenadora de Administração de Pessoal – Capes/Progep no período de 2012 a 2014. “Dessa vez está sendo bem mais fácil o meu ingresso na Progep, pois já conheço as pessoas, os processos, sei da competência de cada um, da dedicação que cada um tem com o serviço público”, disse, agradecendo em especial ao Prof. Serafim e à Profª Editinete, que aceitou o desafio.

“Nós estamos aqui para fazer o melhor, lutar pela qualidade de vida do servidor da UFC, trabalhar junto com a equipe, que é competente, e prestar os melhores serviços. E vocês podem sempre contar com a gente. Nosso intuito é fazer o bem para todos com humildade e compromisso”, finalizou.

Imagem: O Vice-Reitor, Custódio Almeida, o Reitor, Henry Campos, o ex-titular da Progep, Serafim Ferraz, e a nova Pró-Reitora, Marilena Feitosa Soares Em seguida, o Reitor Henry Campos agradeceu à Profª Sandra Maria dos Santos, diretora em exercício da FEAAC, por todo o apoio que tem dado à administração da universidade. Após cumprimentar todos os presentes, destacou as transformações ocorridas na Progep.

“Eu acho que a Progep foi um dos locais da Universidade que passaram por um processo de real transformação. Quem conheceu aquele setor alguns anos atrás e o vê hoje, vê a grandeza do trabalho que foi feito ali. Resta muito a fazer, os desafios são permanentes, mas eu prefiro ver o futuro como oportunidade. As transformações na Progep foram importantes para dar à universidade a credibilidade que ela tem hoje”, afirmou.

Entre os avanços, Prof. Henry destacou a qualificação do trabalho desenvolvido na área de gestão de pessoas, o controle dos processos de trabalho, que foram “manualizados”, e o espírito de equipe. “As pessoas têm uma clareza muito grande do seu setor, da importância do seu trabalho para a instituição. Acho que esse espírito de equipe que foi implantado pelo Prof. Serafim, Profª Cláudia Buhamra, e todos os demais coordenadores, chefes de divisão, criaram esse espírito de corpo”, ressaltou. O Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, também integrou a mesa.

CURRÍCULO – A nova Pró-Reitora, Marilene Feitosa Soares, tem graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especialização em Controladoria pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialização em Direito Empresarial pela UECE, mestrado em Controladoria pela UFC e é doutoranda em Contabilidade pela Universidade do Minho (Portugal) e Universidade de Aveiro (Portugal). É Professora Adjunta, nível I, do Departamento de Contabilidade da FEAAC/UFC. Tem experiência na área contábil, fiscal-tributária e societária, com ênfase em Administração, Economia e Direito. Atuou como consultora tributária e trabalhista de diversas empresas.

A Profª Editinete André da Rocha Garcia, Pró-Reitora Adjunta, cursou graduação em Direito na Universidade de Fortaleza (1996) e em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará (1988). Tem mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2016).

Atuou na atividade empresarial até 2011. Atualmente é professora do magistério superior, classe Adjunto, padrão II, da UFC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, dominando principalmente os seguintes temas: contabilidade tributária, contabilidade das empresas de construção civil, contabilidade societária e contabilidade gerencial e responsabilidade social.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300