Aberta seleção para cursos de graduação a distância; inscrições até domingo (15)

Imagem: Arte de divulgaão da inscrição para cursos EADA Universidade Federal do Ceará abre seleção para oito cursos de graduação a distância neste primeiro semestre de 2017. As inscrições, que devem ser feitas no site da Coodenadoria de Concursos (CCV), seguem até o próximo domingo (15). De acordo com o Edital n° 01/2017 e seu aditivo, são ofertadas, ao todo, 2.700 vagas, nas licenciaturas em Física, Matemática, Química, Pedagogia, Letras Português, Letras Inglês e Letras Espanhol, e no bacharelado em Administração em Gestão Pública.

As vagas são destinadas a 21 polos no Ceará, situados nos municípios de Aracoiaba, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia (três polos), Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape, Meruoca, Orós, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá. Veja a lista completa de cursos e vagas disponíveis de acordo com cada polo de apoio.

Para participar da seleção, os interessados precisam ter realizado uma das quatro últimas edições do ENEM (2013, 2014, 2015 ou 2016). Os que quiserem localizar o número da inscrição de edições anteriores devem acessar o Portal do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o Instituto UFC Virtual, não é preciso informar o número de inscrição do ENEM no momento do preenchimento da inscrição. Por meio do número do CPF, a CCV terá acesso às notas do candidato no Exame. O resultado do ENEM 2016 está previsto para o dia 19 de janeiro, o que possibilita a captura da nota durante o processamento da seleção. O fato de as inscrições se encerrarem no próximo dia 15 não representa obstáculo para o uso da nota neste processo seletivo.

SOBRE OS POLOS – São ambientes onde o aluno encontra apoio pedagógico e administrativo durante o curso. Os polos servem para intermediar a relação entre o estudante e a Universidade. Como muitas cidades que recebem os cursos a distância não possuem campus da UFC, os polos fazem esse papel de unidade de apoio acadêmico.

Atualmente, são mantidos por municípios ou Governo do Estado, e oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância. O polo de apoio presencial também pode ser entendido como "local de encontro", onde ocorrem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais.

CURSOS A DISTÂNCIA – Os cursos de graduação a distância da UFC fazem parte do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), um programa do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com as instituições públicas de ensino superior.

Apesar de serem realizados na modalidade de educação a distância, eles mantêm a mesma qualidade e compromisso dos demais cursos da UFC. São graduações gratuitas, com carga horária e matriz curricular equivalentes às da modalidade presencial da instituição. Mais informações estão na seção de perguntas e respostas do site do Instituto UFC Virtual.

Fonte: Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9457 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.