Estudantes lançam site para dar visibilidade a profissionais criativas da publicidade

Imagem: Um grupo de estudantes do 6º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará lançará o site do projeto Criativas (Imagem: Divulgação)Um grupo de estudantes do 6º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará lançará, nesta sexta-feira (13), o site do projeto Criativas. A iniciativa foi desenvolvida na disciplina Laboratório de Publicidade e Propaganda com o objetivo de divulgar a visão, os desafios e os trabalhos de mulheres publicitárias e alunas de publicidade e profissionais que atuam em setores criativos.

De acordo com o manifesto A publicidade delas, publicado no site, "65% das mulheres não se identificam com a maneira como são retratadas nos anúncios. A cada cinco profissionais de criação no Brasil, apenas uma é mulher. E dessas, menos de 6% ocupam alguma função de liderança. Enquanto isso, as campanhas voltadas para o público feminino são criadas, em sua maioria, por homens".

Por meio de entrevistas, o projeto pretende dar voz e visibilidade a essas profissionais, para que elas se tornem referências para outras mulheres que pretendem ou já estão inseridas no mercado de trabalho. Entre as entrevistadas estão Soraya Madeira, professora de Redação Publicitária da UFC; Natasha Lamonaco, designer gráfico e ilustradora; Juliana Praça, diretora da Mosaico Branding; Celina Hissa, diretora da marca cearense Catarina Mina, e a estudante de Publicidade e Propaganda da UFC Mariana Marques.

Além do site, o projeto Criativas contará com uma página no Facebook e um perfil no Instagram, onde serão divulgadas as entrevistas a cada semana. Também haverá exposição de painéis no Instituto de Cultura e Arte da UFC com colagens sobre as entrevistadas.

Fontes: Rafaela Caminha, estudante de Publicidade e Propaganda – fone: 85 99678 9057 / Profª Glícia Maria Pontes Bezerra, do Curso de Publicidade e Propaganda ­ fone: 85 99985 1388 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.