Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Ex-Reitor Jesualdo Farias assumirá a Secretaria das Cidades a partir de fevereiro

Imagem: O Prof. Jesualdo prepara retorno de Brasília a Fortaleza (Foto: Guilherme Braga/UFC)O ex-Reitor da Universidade Federal do Ceará de 2008 a 2015, Prof. Jesualdo Pereira Farias, aceitou convite do Governador Camilo Santana para assumir o comando da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, e prepara para o fim de janeiro seu retorno a Fortaleza.

O Prof. Jesualdo encontra-se na Capital federal, onde cursa Pós-Doutorado em Gestão da Educação Superior, na Universidade de Brasília (UnB). Ele afirmou que já havia concluído as atividades do curso e comunicado à Reitoria da UnB sua volta ao Ceará, antes mesmo do convite para a Secretaria, feito no fim de 2016 e confirmado ao público, por Camilo Santana, no último dia 11.

A posse do Prof. Jesualdo Farias na Secretaria ainda não tem data confirmada, mas ele disse que estará disponível para o cargo a partir de 1º de fevereiro. Até lá, alguns trâmites legais precisam ser concluídos, como a liberação oficial do docente para o Governo, por meio do Ministério da Educação e da Reitoria da UFC.

Com a ida do ex-Reitor para a pasta das Cidades, a expectativa é de que a interlocução entre Governo e universidades cearenses possa ser ampliada. "Inclusive, isso foi uma solicitação do Governador: ele disse que gostaria muito que houvesse forte envolvimento das universidades – e não apenas da UFC, mas da UFCA (Federal do Cariri), da Unilab (da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e das instituições estaduais – nas ações. Nós vamos buscar competência onde ela existir. Vamos nos cercar de profissionais qualificados para enfrentar os desafios. As universidades têm muito a contribuir", afirmou o Prof. Jesualdo.

Segundo o docente, o objetivo será gerenciar tudo aquilo que está relacionado com questões urbanas, como resíduos sólidos, saneamento, mobilidade urbana, dentre outros aspectos, tendo-se como base a ampliação da melhoria da qualidade de vida da população dos municípios cearenses.

CURRÍCULO – Vinculado ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC, o Prof. Jesualdo Pereira Farias foi Reitor da Universidade de abril de 2008 a abril de 2015, quando foi convidado pelo governo da Ex-Presidenta Dilma Rousseff a assumir a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação. Permaneceu no cargo até maio de 2016.

Teve ampla atuação na gestão universitária e, na UFC, já desempenhou também as funções de chefe de departamento, coordenador de curso de pós-graduação, vice-diretor de centro, diretor de centro e vice-reitor. Foi, ainda, Presidente e Vice-Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).  

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), especialização em Tratamentos Térmicos de Ligas Metálicas no Municipal Industrial Reserach Institute – Nagoia, Japão (1986) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300