Gestão Ambiental realiza atividade para elaboração do Plano de Manejo de Arborização da UFC

Imagem: Mangueiras em frente à ReitoriaA Divisão de Gestão Ambiental (DGA) da Universidade Federal do Ceará realizou, no último fim de semana, ação de coleta dos frutos e análise de galhos secos das árvores da Reitoria. A medida, que visa à prevenção de acidentes com a queda de mangas e galhos sobre pedestres e automóveis, integra as ações de campo para a construção do Plano de Manejo de Arborização da UFC.

Como explica Geovany Torres, diretor da DGA, as atividades para elaboração do Plano de Manejo tiveram início em novembro do ano passado e contam ainda com pareceres técnicos sobre as árvores dos campi e estudos de poda. "Essas experiências que estão sendo feitas em campo serão realizadas em todas as unidades e servirão para a redação do Plano. Com os professores Lamartine Oliveira e Marcos Esmeraldo, do Departamento de Fitotecnia, estamos emitindo pareceres técnicos e fazendo um mapeamento de todas as árvores dos campi. A ideia é que possamos ter uma espécie de prontuário, como se fosse de um paciente, em que cada árvore terá sua ficha e o que precisará ser feito nela", detalha Geovany.

Segundo o diretor da DGA, outra atividade prevista ainda para este mês é um curso de poda voltado para os trabalhadores que atuam nesse serviço nas árvores da Universidade. "Queremos orientar e planejar nos casos das árvores que necessitem de uma poda mais radical, bem como ter um retorno desses funcionários de como eles podem realizar melhor suas atividades", explica Geovany.

Fonte: Geovany Torres, diretor da Divisão de Gestão Ambiental – fone: 85 3366 9045