Aprofundar conquistas e agir com ética foram desafios destacados na colação de grau

Imagem: Estudante circula entre outros formandos na colação de grauNa noite da última terça-feira (17), a Universidade Federal do Ceará entregou à sociedade 430 profissionais concludentes dos cursos do Centro de Ciências, do Centro de Ciências Agrárias, do Centro de Tecnologia, da Faculdade de Medicina (Curso de Fisioterapia) e da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE). Em caráter especial, participaram da cerimônia graduados de cursos do Campus da UFC em Quixadá.

O Reitor Henry de Holanda Campos disse que no ano que se inicia "renova-se o desafio de aprofundarmos conquistas recentes, que possibilitaram à Instituição expandir seus cursos e seus campi, democratizar-se e, ao mesmo tempo, avançar, celeremente, em qualidade".

Em nome dos concludentes, falou a agora arquiteta Renata Carioca Vieira, que fez uma conclamação a todos que recebiam o diploma: "Façamo-nos sempre vigilantes de nossas próprias condutas e ações". A oradora lembrou que os personagens envolvidos em escândalos que revoltam a população "um dia foram idealistas, lutaram por inúmeras causas, sonharam, assim como estamos fazendo hoje". Mas, em algum momento, no meio do caminho, "pequenas atitudes foram se juntando e formando grandes erros". Lembrou, ainda, que o País precisa de grandes mudanças e que "esta geração terá consigo essa responsabilidade".

Veja outras imagens da primeira noite de colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: Prof. João Welliandre Carneiro Alexandre, do Departamento de Estatística e Matemática AplicadaFORMAÇÃO CIDADÃ – O Prof. João Welliandre Carneiro Alexandre, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, falou em nome dos docentes. Ele reconheceu que além da experiência vivenciada pelos estudantes nas salas de aulas, onde aprenderam e também "ensinaram a nós, professores", a experiência "foi rica no convívio com colegas, professores e amigos, nas discussões sobre os mais diferentes assuntos, nas diferentes atividades transversais proporcionadas por nossa Instituição". O conjunto das experiências "contribui para uma formação cidadã e humana".

Dizendo que poderia "parecer clichê", o Prof. Welliandre Alexandre mencionou a ética que deve "prevalecer em todas as ações do dia a dia no exercício de suas profissões. Amor, compromisso, comprometimento e dedicação são predicados que devem nortear suas ações", complementou.

CERIMONIAL – O momento principal da solenidade, a diplomação dos graduandos, teve início com a menção de todos os cursos, quando um representante de cada um deles se pôs à frente da mesa dirigente dos trabalhos, no palco da Concha Acústica da Reitoria, para, com o braço direito estendido, ler o juramento. Em seguida, o Reitor conferiu aos concludentes o grau inerente a cada curso.

Imagem: Reitor Henry Campos discursa na solenidade de colação de grauO ato encerrou-se com o pronunciamento do Prof. Henry de Holanda Campos, que conclamou todos a cultivar, ao longo da vida profissional, o vínculo com a UFC: "Sempre que puderem, participem da construção desta grande Universidade, a Instituição que avaliza seu diploma de nível superior e a qual vocês poderão recorrer sempre que desejarem garimpar novos conhecimentos, quem sabe, uma pós-graduação".

SEGUNDO DIA – Nesta quarta-feira (18), a partir das 19h, colam grau 597 concludentes das seguintes unidades acadêmicas e cursos: Centro de Humanidades (Biblioteconomia, História, Ciências Sociais, Psicologia e Letras), Faculdade de Direito, FEAAC (Administração, Ciências Atuariais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo e Finanças), ICA (Cinema e Audiovisual, Design-Moda e Dança), Faced (Pedagogia EaD e presencial), UFC Virtual (Administração, Administração em Gestão Pública, Matemática, Química, Física e Letras) e Labomar (Ciências Ambientais e Oceanografia).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938