Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Missão da UFC é formar profissionais e cidadãos comprometidos, diz o Reitor

Imagem: Foto da mesa da solenidade com formandos à frenteOs concludentes, suas famílias e amigos, que lotam a Concha Acústica, vibram, a uma só voz, quando o Reitor Henry de Holanda Campos, ao concluir a leitura do termo de Colação de Grau, anuncia que os graduandos "estão formados pela Universidade Federal do Ceará".

Soam os apitos, explodem alguns fogos, balões são soltos, erguem-se faixas e cartazes. A alegria só é contida quando o cerimonial anuncia o pronunciamento do Reitor, etapa final da solenidade. O Prof. Henry de Holanda Campos enfatiza o compromisso da Instituição de formar "profissionais competentes, cidadãos comprometidos com o avanço social e econômico".

Na noite da última quarta-feira (18), colaram grau 556 concludentes das seguintes unidades acadêmicas e cursos: Centro de Humanidades (Biblioteconomia, História, Ciências Sociais, Psicologia e Letras), Faculdade de Direito, FEAAC (Administração, Ciências Atuariais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo e Finanças), ICA (Cinema e Audiovisual, Design-Moda e Dança), Faced (Pedagogia EaD e presencial), UFC Virtual (Administração, Administração em Gestão Pública, Matemática, Química, Física e Letras) e Labomar (Ciências Ambientais e Oceanografia).

Veja outras imagens da segunda noite de colação de grau no Flickr da UFC

Histórias de sonhos que se concretizam: quem são os formandos da UFC?

Confira como foi a primeira noite de colação na UFC

Imagem: Concludente de Letras-Inglês, Mirela Mota Cavalcante da Silva falou em nome dos formandos (Foto: Jr. Panela/UFC)"Sentimentos fortes de gratidão, honra e felicidade" foram expressos pela Profª Conceição de Maia Pinheiro Barros em agradecimento à oportunidade de representar os docentes da UFC naquela celebração. A docente disse ter a certeza de que os que ali estavam "superaram muitos desafios no percurso acadêmico".

Também falou em gratidão a graduada Mirela Mota Cavalcante da Silva, concludente do curso de Letras-Inglês, que discursou em nome dos formandos. Agradeceu a todos que fazem a UFC, à família e aos amigos, por darem o suporte necessário, e a Deus. Para ela é preciso persistir na busca do saber e no aperfeiçoamento da formação.

A UFC TV esteve presente na colação de grau. Confira reportagem sobre as solenidades:

EMBAIXADORES – A Profª Conceição de Maria Barros afirmou que os graduados estavam recebendo de uma das maiores e melhores universidades brasileiras muito mais que um título; estavam recebendo a missão de ser, entre outras coisas, embaixadores da UFC. Acrescentou que "ser profissional é muito mais que exercer uma profissão com conhecimento técnico e científico; significa desenvolver uma carreira fundamentada na dignidade, na responsabilidade e na ética".

Lamentando a prevalência "da filosofia da individualidade" na atualidade, a Profª Conceição de Maria diz acreditar que o resgate da ética "perpassa a busca do outro". Citou Clarice Lispector: "mas sei de uma coisa, meu caminho não sou eu, é outro, é os outros. Quando eu puder sentir plenamente o outro estarei salva e pensarei: eis o meu porto de chegada".

Imagem: Foto da Profª Conceição de Maria BarrosDEFESA – O Prof. Henry Campos, em trecho de seu pronunciamento, traçou o perfil da UFC, uma casa onde "nos dedicamos à permanente defesa do status de universidade pública, de sua autonomia e de sua gratuidade". Ressaltou, ainda, que a Instituição exercita a convivência democrática e o pluralismo de ideias, a liberdade acadêmica e os valores humanistas da solidariedade, do respeito aos direitos humanos e reconhecimento das minorias, sempre orientados para a construção da cidadania e de uma cultura de paz.

Assegurou que "temos construído uma universidade democrática, que abre cada vez mais suas portas, procurando absorver um número sempre crescente de estudantes, dentro de uma politica inclusiva que prima, acima de tudo, pela responsabilidade".

QUIXADÁ, SOBRAL E FEVEREIRO As colações de grau 2016.2 continuam. Nos campi de Sobral e Quixadá, ocorrem nos dias 20 e 23 de janeiro, respectivamente. Os estudantes que ainda precisam fazer reposição de aulas devido à greve do ano passado terão suas solenidades de colação de grau no dia 16 de fevereiro, em Fortaleza, e 17 de fevereiro, em Sobral.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC  fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300