Docentes e técnico-administrativo passam a integrar a Academia Cearense de Ciências

Dois professores da Universidade Federal do Ceará passaram a ser membros titulares da Academia Cearense de Ciências (Aceci), e outros três se tornaram sócios afiliados da entidade, juntamente com um servidor técnico-administrativo. A cerimônia de posse aconteceu sexta-feira (27), no auditório da Reitoria da UFC.

Tomaram posse como membros o Prof. Arlindo de Alencar Araripe Noronha Moura, do Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia, e o Prof. João Cesar Moura Mota, do Departamento de Engenharia de Teleinformática, do Centro de Tecnologia.

Além deles, foram empossados os professores Joaquim Celestino Júnior e Krishnamurti de Morais Carvalho, ambos da Universidade Estadual do Ceará, e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, do Estado do Ceará, Luiz Sergio Gadelha Vieira. O quadro de acadêmicos permanentes e imortais da Academia foi ampliado para um total de 45 integrantes, podendo chegar a 50 até o fim do ano.

A Aceci foi fundada em 23 de outubro de 1985. Seus membros reúnem-se todos os meses para discutir ações do governo, pesquisas científicas e problemas sociais de interesse da comunidade civil do Estado. À semelhança da Academia Brasileira de Ciências, foi criada também a categoria de sócios afiliados da Aceci, a ser composta de jovens pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento científico, radicados no Estado do Ceará. Segundo o Estatuto da Academia, os membros afiliados podem participar de todas as atividades por um período de cinco anos.

Na cerimônia tomaram posse, nessa categoria, três professores da UFC: Augusto Teixeira de Albuquerque, coordenador de Planejamento e Gestão da Pró-Reitoria de Planejamento; Geísa Mattos de Araújo Lima, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Departamento de Ciências Sociais, e Paulo Henrique Machado de Sousa, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, bolsista de produtividade científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do agrônomo responsável pelo Laboratório de Virologia Vegetal da UFC, Francisco de Assis Câmara Rabelo Filho.

Os novos acadêmicos foram escolhidos em diferentes áreas do conhecimento científico, mediante indicação à presidência da Academia de, pelo menos, dois acadêmicos titulares. Todos os membros titulares e afiliados foram eleitos através da análise e da avaliação de seus perfis acadêmicos, refletidos em seus curricula vitae, envolvendo, sobretudo, contribuições científicas, administrativas, tecnológicas e de formação de recursos humanos.

Fonte: Prof. José Albersio Araújo Lima, presidente da Aceci – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.