Programa FAIMER-Brasil oferece especialização para educadores das áreas de saúde

Imagem: Prof. Henry Campos fala para alunos do Programa FAIMER-BrasilA 11ª edição presencial do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões de Saúde – Instituto Regional FAIMER-Brasil (Programa FAIMER-Brasil) começa no sábado (28), às 14h, no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, em Fortaleza.

A participação do aluno no programa garante certificado de especialização emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará. O Programa FAIMER-Brasil resulta de termo de cooperação assinado com a Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER), sediada na Filadélfia, Pensilvânia (EUA). A presente edição será encerrada no dia 17 de fevereiro.

O apoio e o financiamento do programa são da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde; da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, docente e co-diretor do Instituto Regional FAIMER-Brasil, considera o  programa uma iniciativa de educação da maior importância para profissionais de saúde, "que tem possibilitado dar apoio e sustentabilidade a várias iniciativas governamentais e políticas públicas nessa área".

Com o objetivo de formar lideranças e capacitar agentes de mudança entre os profissionais de saúde, o FAIMER-Brasil é realizado em dois anos, englobando duas sessões presenciais, em Fortaleza, e duas sessões a distância com duração de 11 meses cada. As atividades presenciais ocorrem em um hotel em regime de imersão, com duração de 12 a 13 dias para cada turma. A cada edição são abertas 40 vagas, preenchidas por profissionais das áreas de medicina (cerca de 50%), enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, educação física, dentre outras.

Imagem: Grupos de trabalho em sessão presencial do Programa FAIMER-BrasilOs temas trabalhados, sempre de forma intensiva e interativa, incluem: aprendizagem de adultos, metodologias ativas de aprendizagem, liderança, educação baseada em comunidade, educação interprofissional, desenvolvimento pessoal, boas práticas docentes, avaliação de programa, educação a distância, gerenciamento de mudanças, planejamento de projetos e pesquisa quantitativa e qualitativa.

As sessões a distância se desenvolvem em regime de tutoria, com os participantes da turma anterior sendo os tutores da atual. Nesse sentido, o Prof. Henry Campos chama atenção para a metodologia de reservar, nos encontros presenciais, quatro dias para a interação entre os participantes novos e veteranos.

Cada candidato, ao se inscrever no Programa FAIMER-Brasil, apresenta um projeto de inovação a ser aplicado em suas instituições. Nas edições presenciais, há a oportunidade da troca de experiências para aperfeiçoamento dos projetos em andamento e dos recém-elaborados. O Prof. Henry comenta que esse intercâmbio possibilita a construção de redes e comunidades práticas. Mais informações estão disponíveis no site do Programa FAIMER-Brasil.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307