Com outros 37 formandos, cola grau a primeira turma de Ciência da Computação de Quixadá

Imagem: Primeira turma de Ciência da Computação formada pelo Campus da UFC em Quixadá (Foto: Rômulo Costa/Divulgação)"O que temos construído é uma universidade que abre cada vez mais suas portas, procurando absorver um número sempre crescente de estudantes, dentro de uma política inclusiva que prima, acima de tudo, pela responsabilidade. Tanto é assim que, contrariando os vaticínios pessimistas e preconceituosos, a inclusão social em nada comprometeu a qualidade do nosso ensino", afirmou o Vice-Reitor no exercício da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, durante a solenidade de colação de grau 2016.2 do Campus de Quixadá, realizada nesta terça-feira (23), no auditório Nilo Procópio Peçanha, do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Na ocasião, colaram grau 42 concludentes, sendo 18 do Curso de Sistemas de Informação, 5 de Ciência da Computação, 8 de Redes de Computadores e 11 de Engenharia de Software.

O orador docente foi o Prof. Críston Pereira de Souza, primeiro coordenador do Curso de Ciência da Computação, que formava sua primeira turma. Em seu discurso, além de citar as vantagens de uma formação teórica aprofundada, aconselhou os formandos apoiado em experiência própria: "Como vocês estão iniciando uma nova fase, é normal ter muita ansiedade. Um erro que cometi nesta época, que acredito ser bastante comum entre os recém-formados, foi abraçar várias atividades ao mesmo tempo, por receio de perder oportunidades. Hoje está bastante claro para mim que não falta oportunidade para os que estão dispostos a se empenhar. Portanto, um conselho que teria me ajudado seria: 'Faça uma atividade de cada vez, e faça bem feito, e tenha paciência pois existem muitas oportunidades, e é melhor aproveitá-las no momento certo'".

Imagem: Aleksandro de Oliveira Alexandrino, aluno do Curso de Engenharia de Software, falou em nome dos discentes (Foto: Divulgação)Quem falou em nome dos discentes foi Aleksandro de Oliveira Alexandrino, aluno do Curso de Engenharia de Software. Ele citou algumas possibilidades de futuro para os concludentes. "Muitos que estão aqui continuarão na carreira acadêmica e quem sabe um dia voltarão a Quixadá assumindo uma nova função. Outros irão para o mercado de trabalho ou criarão seus próprios negócios. A nossa trajetória daqui para frente ainda é um pouco incerta, mas todos saem de suas respectivas graduações, capacitados para um carreira de sucesso. Todos sairão prontos para serem futuros professores, analista de sistemas, engenheiros de software e, é claro, assistência técnica da família e amigos", também brincou.

Além do Vice-Reitor, compuseram a mesa de autoridades acadêmicas da colação de grau a Profª Andreia Libório Sampaio, Vice-Diretora no exercício da direção do Campus de Quixadá; a Profª Simone Borges, Pró-Reitora Adjunta de Graduação; o Prof. Antonio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; a Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão; o Prof. Ernesto Pitombeira, Pró-Reitor de Planejamento; o Prof. Manuel Andrade, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis; o Assessor Especial do Gabinete do Reitor, Prof. Ciro Nogueira Filho; o Diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), Prof. Sandro Gouveia; o Diretor do Centro de Ciências, Prof. Raimundo Nogueira; e a Profª Suzete Pitombeira, da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC. Colaboraram os assistentes em administração Ryanne Paz e Venício de Oliveira, do campus de Quixadá, e o graduado Rômulo Costa.

FEVEREIRO – As colações de grau 2016.2 continuam. Os estudantes que ainda precisam fazer reposição de aulas devido à greve do ano passado terão suas solenidades de colação de grau no dia 16 de fevereiro, em Fortaleza, e 17 de fevereiro, em Sobral.

Leia mais:
Aprofundar conquistas e agir com ética foram desafios destacados na colação de grau
Missão da UFC é formar profissionais e cidadãos comprometidos, diz o Reitor
Histórias de sonhos que se concretizam: quem são os formandos da UFC?
Recebem grau 27 alunos de seis cursos de graduação do campus de Sobral

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331