Projetos dos campi de Crateús e Russas concorrem a prêmio internacional

Imagem: Prédio do Campus da UFC em Crateús (Foto: Joana França)Os projetos arquitetônicos dos blocos administrativos dos campi avançados da Universidade Federal do Ceará em Crateús e Russas estão concorrendo, na categoria educacional, ao Prêmio ArchDaily Building of the Year 2017. Até o dia 31 de janeiro, o público poderá votar pela Internet para selecionar cinco finalistas das 16 categorias. Em uma segunda votação, que ocorre de 31 de janeiro a 6 de fevereiro no site ArchDaily, será escolhido o vencedor entre os finalistas.

Os arquitetos Bruno Braga, Bruno Perdigão e Igor Ribeiro, da Rede Arquitetos, são os responsáveis pelo projeto do bloco administrativo do Campus da UFC em Crateús, o primeiro de um conjunto de blocos previstos pelo plano diretor da unidade acadêmica. No projeto, feito em parceria com a Croquis Projetos (arquitetos Custódio Santos e Renan Varela) sob coordenação do Prof. Neudson Braga, é destacada a dupla função do edifício, de abrigar o programa administrativo do conjunto e de servir como portal de entrada para o campus.

Imagem: Prédio do Campus da UFC em Russas (Foto: Joana França)Já o projeto para a primeira etapa do Campus da UFC em Russas contempla três unidades estruturais: o pórtico de acesso, a passarela de conexão e o bloco administrativo-didático. "O desenho foi pensado de forma a facilitar as futuras expansões e pensar em cada unidade de acordo com sua função específica, mas também buscando dar unidade ao conjunto. O entendimento de que a troca de conhecimento se dá também nesses espaços de encontro foi o que motivou a busca por sua valorização", descrevem os profissionais da Rede Arquitetos, responsável pelo projeto, realizado em parceria com a Ri Arquitetura e Consultoria e coordenado pelo Prof. Neudson Braga.

Além dos dois traçados de edificações na UFC, também concorre à premiação o projeto do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Para votar, é preciso se cadastrar no site ArchDaily de forma gratuita.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331