Embaixador da Alemanha no Brasil realiza visita de cortesia à UFC

Imagem: Prof. Manuel Furtado; Prof. Konrad Christoph Utz; consulesa da Alemanha em Recife, Maria Könning de Siqueira Regueira; embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel; Profª Márcia Machado; cônsul honorário da Alemanha em Fortaleza, Hans Jürgen Friege (Foto: Gabinete do Reitor)Comitiva liderada pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, foi recebida no Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Ceará, na manhã da sexta-feira (27), pela Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Manuel Furtado, e pelo vice-coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. Konrad Christoph Utz. Da visita de cortesia fizeram parte a consulesa da Alemanha em Recife, Maria Könning de Siqueira Regueira, e o cônsul honorário daquele país em Fortaleza, Hans Jürgen Friege. O embaixador demonstrou satisfação em visitar a UFC, instituição com muitos elos com universidades de seu país.

No início do encontro, coube à Profª Márcia Machado fazer breve apresentação da UFC, instituição com aproximadamente 29 mil alunos na graduação e cerca de seis mil em cursos de pós-graduação, com três campi em Fortaleza e quatro no interior do Estado. A descentralização da Universidade e a adesão a programas de inclusão por meio de cotas foram pontos destacados por ela.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, ao informar sobre auxílios e benefícios que colaboram para a inclusão de alunos em situação de vulnerabilidade, explicou que o sistema de cotas tem se revelado exitoso, com os cotistas demonstrando desempenho tão satisfatório quanto os não cotistas.

INTERCÂMBIOS – Na ocasião, o vice-coordenador da CAI, Prof. Konrad Utz, lembrou que, fundada na década de 1950, a UFC logo iniciou uma produtiva relação com instituições alemãs, graças à criação da Casa de Cultura Alemã. Por meio do Leitorado e de parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), estudantes, professores e pesquisadores brasileiros puderam e podem participar de diversas atividades de ensino e pesquisa naquele país. Entre as Universidades mais buscadas estão as de Colônia e Frankfurt.

A Casa de Cultura Alemã representa um dos mais antigos projetos de extensão no ensino de língua estrangeira na UFC, ressaltou a Profª Márcia Machado. Juntamente com o ensino do idioma, o contato com a arte e cultura germânica é oferecido aos alunos. Essa oportunidade fez que pelo menos uma centena de alunos de graduação da UFC optasse por participar do programa Ciências sem Fronteiras (CsF) naquele país.

Embora o CsF tenha sido suspenso, o Embaixador fez questão de ressaltar que na área de pós-graduação o DAAD dispõe de bolsas para o Brasil e que em suas conversas com colegas europeus ele irá destacar que é importante ficar a cargo do mundo acadêmico – e não de técnicos dos governos – fazer parcerias e eleger as universidades para programas e outras ações. A ideia foi bem recebida pela Pró-Reitora de Extensão. A Profª Marcia Machado comentou que é desigual a concorrência de universidades nordestinas – mesmo com grande potencial como a UFC – com universidades do Sul e Sudeste do País na disputa por bolsas internacionais.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7308