Solenidade marca posse dos novos diretores das residências universitárias

Imagem: Posse dos novos diretores das residências universitárias (REUs) da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Ocorreu na tarde de sexta-feira (27), na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), a posse dos novos diretores das residências universitárias (REUs) da Universidade Federal do Ceará. A solenidade marcou ainda a conclusão da II Formação em Desenvolvimento de Lideranças (Forlider), que propiciou uma semana de oficinas e atividades para os 20 gestores das REUs.

A homologação da eleição dos diretores-residentes foi feita pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Manoel Furtado, que na ocasião destacou as ações da Pró-Reitoria na gestão das unidades. "Temos conversado com a UFC-Infra para construir uma linha direta na área de estrutura e manutenção das casas. Estamos trabalhando para melhorar o máximo possível o tempo que vocês vão passar na gestão", afirmou.

Veja outras imagens da II Forlider no Flickr da UFC

Saúde financeira, administração do tempo, limpeza dos espaços, convivência e gestão de conflitos foram alguns dos assuntos abordados, ao longo da semana, na formação dos novos diretores na Forlider. Como explicou a coordenadora de Assistência Estudantil, Profª Elidihara Guimarães, a atividade contou com 10 módulos com temáticas escolhidas pelos próprios estudantes. "Um dos mais pedidos foi gestão de conflitos; então eles aprenderam técnicas para abordar problemas, como escutar, como se colocar. Fizemos também exercícios e simulações. Essa atividade é uma busca de capacitar e instrumentalizar melhor o diretor da residência universitária no exercício da gestão", disse.

Imagem: A solenidade marcou ainda a conclusão da II Formação em Desenvolvimento de Lideranças (Forlider) (Foto: Viktor Braga/UFC)Três áreas foram contempladas nos cursos: a técnica, a comportamental e a estratégica. Ainda segundo a coordenadora de Assistência, além dessa ação na posse dos novos diretores, será realizado um acompanhamento ao longo do ano de sua atuação na gestão das REUs. "Vamos trabalhar com uma formação continuada, em que cada mês será oferecido um novo módulo aos diretores, com temas de interesse deles. No final, eles receberão um certificado emitido pelo Núcleo de Extensão em Estudos e Pesquisas sobre o Comportamento Humano (NECH), que tem trabalho em parceria com a gente", ressaltou.

Atualmente são 11 casas e 20 diretores de Residências Universitárias. Rhayran Edson, do Curso de Teatro, é um dos diretores da REU 420, do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, que hoje abriga mais de 200 estudantes. Segundo o diretor, a experiência da Forlider foi positiva. "A casa tem muitas demandas, então eu me vi nesse lugar de ajudar a galera com os problemas e tentar dialogar com as pessoas e com a PRAE. Acho que foi bacana a Forlider; está se construindo, foi muito bem organizado", avaliou.

Diretor reeleito da residência 433, Henrique Bezerra, do Curso de Publicidade e Propaganda, destaca a oportunidade de troca de ideias e conhecimentos. "O principal da formação creio que tenha sido a troca entre os diretores, porque às vezes a gente tem um problema que outro diretor já passou, e ele sabe como resolver esse problema, e eu ainda não. Então, para mim o mais importante foi essa troca de vivências. Não conhecia a maioria das pessoas aqui, mas nessas duas semanas a gente foi compartilhando esses problemas em comum e as soluções também", afirmou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – ­ fone: 85 3366 7331