11ª edição do Programa FAIMER-Brasil começou suas atividades

Imagem: Foto do Reitor Henry Campus falando aos participantesA abertura da 11ª edição presencial do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões de Saúde – Instituto Regional FAIMER-Brasil se deu na tarde de sábado (28), em forma de acolhimento aos 41 novos participantes e apresentação de toda a equipe de facilitadores e colaboradores. O Prof. Henry Campos, Reitor da Universidade Federal do Ceará, co-diretor do FAIMER-Brasil e um dos facilitadores, assegurou que ter participado do Programa, em 2001, na Filadélfia (EUA), "foi a experiência mais transformadora que já vivenciou".

Para a Profª Eliana Martorano Amaral, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também facilitadora desta edição, os participantes devem se despojar de antigos conceitos para absorver novos ensinamentos. Também deu boas-vindas ao grupo a Profª Rashimi Vyas, que trabalha na sede da Foundation for Advancement on International Medical Education and Research (FAIMER), parabenizando os participantes, uma vez que ali estavam por terem tido seus projetos de inovação aprovados.

Veja outras imagens da abertura do FAIMER-Brasil no Flickr da UFC

Em seguida, Rashimi Vyas resumiu as ações do programa FAIMER, que se faz presente em países como Índia, África do Sul e China, e afirmou que o Programa no Brasil mantém um alto nível de qualidade.

DAR ASAS – Com o objetivo de formar lideranças e capacitar agentes de mudança entre os profissionais de saúde, a posposta da FAIMER é "fazer com que as escolas sejam asas e não gaiolas, onde os pássaros desaprendem a arte do voo", enfatiza o Prof. Henry Campos.

O ambiente do Programa é de coletividade e não tradicional e formal como a maioria das atividades acadêmicas, explicou o Reitor da UFC, lembrando ainda que "os títulos de cada um devem ser deixados lá fora".

O Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, é a sede da presente edição do Programa, que nos anos anteriores se realizava em hotéis de municípios vizinhos (Aquiraz e Beberibe) para facilitar o processo de imersão. Por conta do novo local, o Prof. Henry Campos observou ser necessário traçar "regras de convivência" no sentido de priorizar o trabalho e evitar as "tentações".

FINANCIAMENTO – O apoio e o financiamento do Programa são da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde; da Imagem: Foto dos participantes do programaOrganização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). O Reitor considera o Programa uma iniciativa de educação da maior importância para profissionais de saúde, "que tem possibilitado apoio e sustentabilidade a várias iniciativas governamentais e políticas públicas nessa área". A participação do aluno no Programa garante certificado de especialização emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

METODOLOGIA – O FAIMER-Brasil é realizado em dois anos, englobando duas sessões presenciais, em Fortaleza, e duas sessões a distância com duração de 11 meses cada uma. As atividades presenciais têm duração de 12 a 13 dias por turma. A cada edição são abertas 40 vagas (atualmente são 41 participantes), preenchidas por profissionais das áreas de medicina (cerca de 50%), enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, educação física, dentre outras.

As sessões a distância se desenvolvem em regime de tutoria, com os participantes da turma anterior sendo os tutores da atual. Nos encontros presenciais, quatro dias são reservados para a interação entre os novos participantes e os do ano anterior.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331